Inea flagra iraras no Parque Estadual Cunhambebe

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) divulgou nesta terça-feira (15) imagens de iraras no Parque Estadual Cunhambebe. A unidade de conservação ambiental, com uma área de 38.053 hectares, abrange partes dos municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Angra dos Reis e Rio Claro.

As iraras são animais de hábitos solitários, mas também podem ser vistos em pares ou trios (Reprodução/Inea)

A irara – também conhecida como papa-mel ou papa-melão – é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos, que inclui ainda outros animais, como ariranhas e lontras. Trata-se de uma espécie tipicamente florestal presente em quase todo território brasileiro, que tem proteção nas áreas de abrangência do parque fluminense, fundado em 2008.

De acordo com o Inea, as iraras são animais ágeis tanto no solo, quanto nas árvores. De hábitos diurnos, podem ser grandes caçadores de suas presas, basicamente, pequenos roedores. Também se alimentam de cana-de-açúcar, frutos e mel – por isso, um de seus nomes populares.

Mesmo que seja uma espécie solitária, pode circular com os filhotes ou em pares ou trios, como nas imagens recém-divulgadas.

Ainda segundo o instituto, o flagra aconteceu no início do último mês de julho, por meio de armadilhas fotográficas, que auxiliam no monitoramento sistemático da fauna na unidade. Os registros fotográficos no Parque Estadual Cunhambebe são parte de um acordo de cooperação celebrado entre o Inea e a Vale.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com