Inea firma parceria para prevenção de tempestades severas
Com a chegada do verão, as fortes chuvas, enchentes e deslizamentos são motivos de preocupação em diversos municípios do Rio de Janeiro. Devido a isso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que firmou parceria com a startup Wiiglo. O órgão ambiental estadual vai disponibilizar informações em tempo real para a empresa desenvolver estudos sobre locais no território fluminense que possam receber novos equipamentos de detecção de chuvas, e assim potencializar o monitoramento em áreas propensas a desastres.
Segundo o presidente do Inea, Philipe Campello, este tipo de parceria ajuda a posicionar o instituto na vanguarda da gestão ambiental. “A meta é buscar empresas com práticas inovadoras e desenvolver novos produtos que atendam a sociedade. Este contrato faz parte do nosso planejamento estratégico para aumentar a eficiência do monitoramento da qualidade ambiental no território fluminense”, explica Campello.
MONITORAMENTO
O Inea informou que, atualmente, conta com dois radares que medem a situação meteorológica de todo o estado. Esses equipamentos possuem uma antena capaz de monitorar o volume da atmosfera e entender o comportamento das tempestades, antes mesmo que cheguem no Rio. As informações captadas são enviadas à Sala de Situação do órgão ambiental estadual, onde os técnicos conseguem visualizar as condições meteorológicas e emitir os alertas quando necessário.
ÁREAS SENSÍVEIS
A partir dos dados enviados pelos radares meteorológicos do órgão ambiental, a startup desenvolverá estudos com a finalidade de mapear regiões que precisem de reforço no sistema de monitoramento para identificação de tempestades severas. Esses locais são chamados de ‘vales’ por estarem localizados entre montanhas, e aparecerem com menos detalhes nas imagens de radares.
SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS
O sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente para informar a população e as autoridades sobre a possibilidade de chuvas intensas e cheias que possam causar perdas humanas ou materiais.
Os alertas enviados, dados das estações e as imagens dos dois radares meteorológicos estão disponíveis em tempo real no endereço: http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/. Para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem com o seu CEP para 40199.