Inea divulga balanço da Operação Carnaval 2023

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou nesta sexta-feira (24), que a Operação Carnaval 2023, realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foi um grande sucesso. De acordo com o Inea, com a mobilização dos agentes do órgão ambiental, de policiais militares e de voluntários, a ação garantiu a tranquilidade dos visitantes das unidades de conservação estaduais.

Equipe da REEJ concentrou esforços na orientação dos turistas na cachoeira Véu da Noiva e no Caminho das Águas, em Mangaratiba (FOTOS DIVULGAÇÃO/INEA)

Segundo o órgão, a operação ocorreu de maneira conjunta entre as unidades de conservação estaduais abertas ao público e com grande apelo ao turismo, cujas equipes se dividiram entre a orientação dos turistas, monitoramento das trilhas, fiscalização e combate de crimes ambientais, entre outras atividades. Aos visitantes, os guarda-parques entregaram sacolas ecológicas para o descarte adequado dos resíduos, folders com instruções sobre as normas de conduta e mapas de orientação.

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO

O Inea informou ainda que, ao todo, foram empregados por dia oito policiais militares, voluntários e ao menos 25 agentes do instituto entre guarda-parques, fiscais e gestores. Segundo o presidente do Inea, Philipe Campello, a intensificação do trabalho do instituto em feriados, como o Carnaval, ajuda a diversificar as opções de lazer da população. “O número de visitantes em unidades de conservação aumenta de maneira considerável e precisamos garantir não só a segurança dessas pessoas, como a proteção da biodiversidade, bem como de todas as espécies vegetais e de animais abrigados pelas unidades de conservação estaduais”, afirma Campello.

Com a ocupação de pontos estratégicos, a força-tarefa cobriu os principais pontos com grande movimento durante o feriado. “As operações de Carnaval são uma tradição histórica do instituto e alcançam resultados muito importantes para a manutenção da qualidade ambiental das nossas unidades e de seus atrativos. Nosso próximo objetivo será a operação da Semana Santa”, informa o gerente de Unidades de Conservação do Inea, Eduardo Pinheiro.

Policiais militares, voluntários, agentes do instituto entre guarda-parques, fiscais e gestores participaram da operação

DE NORTE A SUL

Ao longo da operação, as equipes do Parque Estadual da Ilha Grande, da Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Aventureiro e da Reserva Biológica Estadual (Rebio) da Praia do Sul, com o apoio da Unidade de Polícia Ambiental (UPam) uniram esforços para intensificar o monitoramento da biodiversidade na Costa Verde, tanto por terra quanto pelo mar, além de acompanhar a grande quantidade de visitantes por meio do cadastro dos turistas e orientação sobre as normas da unidades de conservação.

O monitoramento de fauna também foi contemplado na Operação Carnaval deste ano. Além de combaterem a pesca ilegal no período de defeso, na sexta-feira (17) os guarda-parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Norte Fluminense, realizaram a soltura de um filhote de gambá entregue por um morador do Farol de São Tomé.

SUPORTE AOS VISITANTES

As equipes do Inea não mediram esforços na orientação e no suporte aos visitantes, principalmente em atrações bastante requisitadas como a Cachoeira Véu da Noiva, no Parque Estadual Cunhambebe, na Costa Verde. Apesar de a maioria dos visitantes terem colaborado e respeitado as regras das unidades de conservação, algumas infrações foram identificadas. Entre as irregularidades encontradas, no sábado (18), pela equipe composta por guarda-parques e dois policiais da 4ª Unidade de Polícia Ambiental, uma área possivelmente utilizada como base para extração de palmito, que rapidamente foi desmobilizada.

Agentes uniram esforços para intensificar o monitoramento da biodiversidade na Costa Verde, tanto por terra quanto pelo mar

O desempenho das equipes colaborou para a conscientização dos visitantes, que foram instruídos sobre as boas práticas nas unidades de conservação e sobre o descarte adequado de resíduos. No quinto dia da operação (21), a equipe de guarda-parques da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ), que contabilizou mais de 500 visitantes ao longo da terça-feira de Carnaval, concentrou esforços na orientação dos turistas na Cachoeira Véu da Noiva e no Caminho das Águas, em Mangaratiba. Já no Parque Estadual do Mendanha, na Baixada Fluminense, no mesmo dia as equipes contabilizaram cerca de 750 visitantes, apenas na região da Cachoeira do Mendanha. Esse alto número de visitantes provocou um grande esforço das equipes do INEA para garantir a proteção e a qualidade ambiental dos atrativos no sentido de evitar danos às áreas naturais.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com