Guilherme Costa participa de primeira competição de 2020
NATAÇÃO O atleta itaguaiense, Guilherme Costa, o Cachorrão, voltou a competir após meses de treinamento por conta da pandemia da Covid-19. O atleta do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira participou, no sábado (17), de sua primeira competição oficial de 2020, a 1ª Tomada de Tempo Oficial da Federação Aquática do Rio de Janeiro (Farj). A competição foi realizada na piscina do Vasco, a mesma onde será realizada o Troféu Brasil de Natação, em dezembro deste ano.
Cachorrão participou da competição em provas mais curtas. Ele nadou os 100m livre, os 200m livre e os 200m borboleta. “Meu técnico Rogério Karfunkelstein e eu pensamos em nadar provas de até 200 metros, pois mudamos algumas coisas na forma com que eu nado. Estamos adaptando para distâncias mais longas, então, em um primeiro momento, vamos nadar provas mais curtas para ter uma noção melhor de como está essa fase de treinamento”, disse o atleta que passou meses treinando em casa e, posteriormente, dividindo as atividades entre a piscina da AFBNDES e do Parque Aquático Maria Lenk.
Atualmente, Guilherme Costa é o único nadador brasileiro a ter nadado para o índice olímpico em três provas diferentes: 400m, 800m e 1500m livre. Aos 21 anos e tido como uma das principais revelações da natação brasileira, Guilherme Costa é o detentor dos recordes sul-americanos em piscina longa nas três provas.
O modelo de tomada de tempo oficial foi o formato encontrado pela Farj para que os atletas tivessem a oportunidade de competir. A Farj realiza tomadas de tempos nos clubes e, ao final, montará um ranking com as melhores marcas.