Guilherme “Cachorrão” está fora das finais dos 800m
Brasileiro, nascido em Itaguaí, é eliminado nas semifinais e volta à piscina olímpica nesta terça para a sua última prova
Guilherme “Cachorrão” Costa, nascido em Itaguaí, não conseguiu avançar para a disputa da medalha nos 800m durante as Olimpíadas de Paris 2024. Ele alcançou o 6º lugar na eliminatória realizada na manhã desta segunda-feira, na Arena Paris La Défense, registrando o tempo de 7m54s. Na última série da eliminatória dos 800m livre, o irlandês Daniel Wiffen venceu com 7m41s, seguido pelos australianos Elijah Winnington e Samuel Short, ambos com 7m42s. A final olímpica está marcada para terça-feira às 16h (de Brasília).
O itaguaiense optou por não competir nos 200m livre de domingo, focando exclusivamente na final dos 800m livre, prova em que foi finalista olímpico em Tóquio-2020.
“Senti bastante hoje, inegavelmente. A preparação, em suma, foi toda voltada para os 400m. Sendo assim, os 800m acabaram ficando um pouco de lado neste ciclo. Não nadei bem em Doha nem aqui. A escolha foi entre os 200m e os 800m, optamos pelos 800m por ser uma prova mais significativa, uma final olímpica muito forte para entrar. Os 200m não tinham o mesmo peso. Meu foco principal são os 400m. Queria tentar algo mais hoje, mas não foi possível”, explicou, em entrevista ao Sportv.
Apoio fortalece Guilherme para Los Angeles-2028
Após não subir ao pódio nos 400m livre, Guilherme Costa emocionou-se em entrevista à TV Globo, lamentando não ter conquistado a primeira medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024. Ele, em resumo, prometeu usar o apoio recebido para se fortalecer no próximo ciclo olímpico e buscar uma medalha em Los Angeles.
“Acho que nunca recebi tanto apoio e carinho em mensagens antes. Isso foi muito significativo para mim, e vou aproveitar tudo isso. O afeto e todo o sofrimento que passei aqui também serão utilizados no próximo ciclo. Com certeza, voltarei muito mais forte em Los Angeles para 400m livre, que é minha prova”, prometeu.
Guilherme “Cachorrão” Costa, por fim, ainda competirá nos 10km de águas abertas, que serão realizados no Rio Sena durante as Olimpíadas.
O Jornal Atual acompanhará as últimas participações do filho de Itaguaí na competição.