Governo Federal confirma caso de gripe aviária em Mangaratiba
O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária, confirmou nesta sexta-feira (1) mais dois casos de gripe aviária no Brasil. Um deles, em Mangaratiba – e o outro, em Itanhaém (SP). Assim, já são 88 focos no país, sendo 86 em aves silvestres, e dois, em domésticas.
A ave infectada no município fluminense é um trinta-réis-real. Já no litoral paulista, trata-se da espécie trinta-réis-de-bando.
LEIA MAIS
Seropédica: suspeita de gripe aviária paralisa trabalhos em centro de triagem de animais
Apesar dos novos casos, o Brasil permanece com status livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). A avaliação é da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) e se dá porque nenhuma produção comercial foi afetada.
DECRETO ESTADUAL
No último dia 18 de agosto, o Governo do Estado decretou estado de emergência zoossanitária por conta da detecção da infecção pelo vírus H5N1, da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
Segundo Dr. Flávio, secretário de Estado de Agricultura, a medida representa a possibilidade de “uma resposta mais rápida em casos de novos focos de gripe aviária” e “a necessidade de resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense”. O estado de emergência tem validade de 180 dias.