Genildo Gandra: médicos dizem que cirurgia foi um sucesso
Ainda sob efeito de sedativos, equipe aguarda para checar se houve ou não sequelas do AVC
Genildo Gandra, 66 anos, político veterano em Itaguaí, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 19 de dezembro. Acolhido primeiramente na UPA da cidade, depois ele foi encaminhado para o Hospital de Saracuruna e em seguida para o Adão Pereira Nunes, em Caxias.
Nessa última unidade, ele fez uma tomografia de controle assim que chegou. Com os exames, os médicos detectaram que ele estava com uma hemorragia.
Leia mais: Genildo Gandra sofre AVC e está no hospital
Gandra foi submetido a uma cirurgia e depois de 24 horas fez nova tomografia. Constatou-se que a intervenção foi um sucesso, acima da expectativa.
Agora, os médicos aguardam que o efeito do sedativo passe aos poucos para que haja nova avaliação.
A reportagem obteve as informações por intermédio de uma pessoa da família do ex-parlamentar.
Gandra elegeu-se vereador em 1997, 2000 e 2004. Em 2008 foi vice-prefeito (no governo do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho). Nos anos de 2012, 2016 e 2020 elegeu-se novamente para o Legislativo municipal.
Sua atuação na esfera pública sempre foi conciliadora e discreta. Sempre foi muito solícito com a imprensa, Gandra nunca recusou entrevistas e seus discursos no plenário primavam pela clareza de posicionamentos em prol da população de Itaguaí.
Em fevereiro deste ano, ele assumiu seu sexto mandato ao ocupar a cadeira legislativa em substituição a Rachel Secundo, que passou a comandar a Secretaria Municipal da Mulher. Ela, por sua vez, havia substituído Fabinho da Prime, que passou a ser secretário de Eventos.
A situação de saúde de Genildo gerou comoção na cidade. Muitas mensagens de apoio e de pronto restabelecimento circularam nas redes sociais em Itaguaí. A família, comovida, agradeceu a mobilização de todos e disse estar inteiramente mobilizada em prol de Genildo.