Feira Mundo no Educandário São José chega à sua 10ª edição
Batata, cana de açúcar, ouro, nióbio e até urânio foram alguns dos temas apresentados pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio do Educandário São José, na 10ª Feira Mundo, que teve como tema “Commodities”. Realizado na manhã de sexta-feira (29), o evento foi uma oportunidade dos alunos mostrarem ao público o que aprenderam ao longo do ano letivo.
Realizada anualmente em cada última sexta-feira do mês de novembro, a Feira Mundo é coordenada pelo professor de geografia, Alex Bastos, com organização dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. De acordo com o professor, desde março, os alunos vêm estudando sobre as Commodities com base na pecuária, agricultura, extrativismo, visando a questão do meio ambiente e a cultura dos países analisados. “É um trabalho que há 10 anos eu realizo com eles e fico muito emocionado. Não só eu como todos os professores que acompanham crescimento e desenvolvimento deles, e o crescimento cultural que eles apresentam e acabam saboreando disso”, disse o professor.
Segundo a diretora do Educandário São José, Maria Gislaine Prata Pereira, a Feira Mundo é uma atividade educacional realizada com a finalidade de consolidar os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, conscientizando da necessidade do trabalho em grupo, buscando a formação integral do indivíduo como cidadão.
Para os alunos, o evento é como o fim de um ciclo. “É muito gratificante, porque passamos do 6° até o 2° ano pela apresentação de trabalhos, aprendendo, e agora podemos ajudar as outras turmas que estão entrando aí”, comenta o aluno Luiz Carlos dos Santos Filho, do 3° ano do Ensino Médio, que atuou como monitor da feira.
Ao todo, 38 trabalhos e pesquisas foram apresentados ao público ao longo de todo o dia.