Faxina e conscientização na orla de Coroa Grande
A sofrida orla de Coroa Grande, em Itaguaí, castigada por uma degradação que tem origens diversas, foi alvo de uma mobilização de conscientização ambiental promovida no sábado (2), pela empresa Karpowership Brasil, contando com a participação de voluntários da própria companhia, incluindo cerca de 30 servidores turcos; de pescadores, de integrantes da Colônia de Pescadores de Itaguaí, e de moradores de vários bairros do Rio de Janeiro, e até da cidade de São João de Meriti.
Munidos de luvas, camisas, bonés, sacos de lixo e protetor solar, os integrantes do exército da limpeza percorreram um trecho de cerca de 200 metros de praia, recolhendo os mais diversos tipos de resíduos, muitos dos quais perfeitamente recicláveis, como, por exemplo, pneus, garrafas pet, pedações de madeira, estruturas plásticas, dentre outros. O material recolhido foi posteriormente encaminhado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, conforme informação da gerente de Meio Ambiente da Karpowership Brasil, Marjorie Antunes.
Especialista em Comunicação Corporativa da Karpowership Brasil, Ana Cecília Perez de Paula Xavier informou ao ATUAL que a iniciativa em Itaguaí é a segunda do gênero realizada pela empresa, que antes também mobilizou uma força-tarefa de limpeza e conscientização ambiental na orla da Praia de Sepetiba. Segundo Ana Cecília, a ideia da empresa é promover outras ações semelhantes na região. “É um trabalho de formiguinha, o de conscientizar as pessoas de que elas precisam entender o quanto isso é importante para todo mundo”, disse ela.
PESCADORES COM A MÃO NA MASSA
A mobilização em Coroa Grande contou com a participação de pescadores da região, e, sobretudo, de ativistas pró-meio ambiente, muitos deles plenamente cientes de algumas das consequências nefastas que a ação humana provoca no ecossistema local, poluindo uma orla que, apesar dos visíveis reveses, exerce um encanto sobre uma população que faz do local um refúgio relativamente concorrido em dias ensolarados, em noites de cintilante luar e em convidativos finais de semana de termômetros em ebulição.
Presidente da Colônia de Pescadores de Itaguaí, Osvaldo Soares do Nascimento Filho, o Garrafinha, foi um dos participantes da operação-limpeza. “A Campanha Praia Limpa é um evento de sensibilização acerca da má destinação dos resíduos sólidos gerados pela sociedade, e que, de alguma forma, chegam e poluem os mares, trazendo malefícios às espécies marinhas, aos banhistas e visitantes da praia, à pesca, ao turismo e ao paisagismo local”, definiu ele, em mensagem publicada em uma rede social.
CONSCIENTIZAÇÃO A SE AMPLIAR
A operação-limpeza desencadeada em Coroa Grande revelou que há um caminho ainda longo até que haja uma conscientização coletiva sobre a necessidade de preservar um rico ecossistema marinho emoldurado por uma bucólica orla, que se constitui, a um só tempo, um vistoso e eloquente libelo relativo às agressões perpetradas contra o meio ambiente, e um contundente alerta às autoridades sobre a necessidade de agir de modo a recuperar e garantir as belezas do lugar. Trata-se de uma preocupação que deve envolver a todos, inclusive àqueles que fazem da orla de Coroa Grande uma espécie de depósito de resíduos da construção civil e até mesmo um micro cemitério de embarcações ali abandonadas, como constatado pelos participantes do esforço coletivo pela conscientização ambiental.