Evento gratuito próximo a Itaguaí promove cultura e celebra o Dia da Consciência Negra
Moradores de Itaguaí que curtem manifestações artísticas têm uma boa opção bem próxima para esse fim de semana. Bairro da capital fluminense vizinho à cidade, Santa Cruz, na Zona Oeste, recebe pela primeira vez nesta sexta-feira (18) e no sábado (19) o LER em Movimento, evento que promove a cultura, sobretudo a negra, já que domingo é o Dia da Consciência Negra. Palestras com diferentes autores e outras atrações são gratuitas e acontecem no Palacete Princesa Isabel – confira o serviço no fim da página.
Em busca de sintonia com o Dia da Consciência Negra, o evento tem como um de seus objetivos dar visibilidade a artistas periféricos da região: “Esse processo possibilita que os trabalhos dos artistas da Zona Oeste sejam valorizados e reconhecidos por um maior número de pessoas, potencializando-os e dando o protagonismo fundamental a quem sempre realiza o trabalho em sua região.”, explica Gisele Lopes, curadora da LER.
Nessa linha, o evento convidou escritores com histórico de luta contra o racismo e exaltação da cultura negra. Um deles é Ernesto Xavier, jornalista, ator e autor do livro antirracista “Senti na Pele”. Por meio da palestra “O prazer de ler autores negros”, que começa às 14h desta sexta, ele pretende dar destaque a aspectos muitas vezes ignorados nas histórias contadas por brancos. A ideia é mostrar como a literatura negra brasileira e estrangeira traz temas que podem interessar não só ao público preto.
Pouco antes, no fim da manhã, o papo foi com Otávio Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti – o mais importante da literatura no Brasil – de Livro Infantil em 2020 pela obra “Da minha janela”. Na publicação, ele – que é conhecido como Livreiro do Alemão, título do seu primeiro livro – narra tudo o que observa da janela de sua casa em uma comunidade carioca.
Já no sábado, também às 14h, é a vez de Raphael Moreira, Superintendente do Audiovisual na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Ele promove o projeto “Samba Menino” a fim de estimular o desenvolvimento infantil a partir da leitura, da música e da recreação educativa.
OUTRAS ATIVIDADES
Além de debates sobre temas sensíveis e de interesse de toda a sociedade, o LER em Movimento – que é a versão itinerante do consolidado LER, cuja 4ª edição ocorreu em maio no Píer Mauá – tem outras atrações para todas as idades. Dentre eles, o show “Meu pequeno Circo Mágico”, com o “palhágico” Marcos Vinícius, que mistura palhaçaria, malabarismo e arte mágica; o sarau Vozes Negras, com Claudia Antonio e Roberto de Franca; e a apresentação da história “A menina que não podia ser escritora por ser negra”, de Angelica Paes.
SERVIÇO
LER em Movimento em Santa Cruz
Data: 18 e 19 de novembro
Horário: a partir das 9h
Local: Palacete Princesa Isabel, Rua das Palmeiras Imperiais, s/n -Santa Cruz
Entrada: Franca