Estudo coloca pesquisadores da UFRRJ entre os mais influentes do mundo
Dois pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (campus Seropédica) estão entre os cientistas mais influentes do mundo no ano de 2023. A avaliação é da editora holandesa Elsevier, uma referência na Ciência, por meio do estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, cujo resultado saiu no início do mês.
O ranking apresenta duas listas. Uma delas refere-se a citações acadêmicas que os cientistas receberam em 2022. É nesta relação que constam os nomes de Murilo Carvalho de Abreu, do Departamento de Física, e José Luis Fernando Luque Alejos, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e de Biologia Animal da UFRRJ.
LEIA MAIS
PRF intercepta van com 12 adolescentes indígenas em Seropédica
O estudo lista os profissionais de acordo com as suas respectivas áreas de atuação e parte de uma avaliação liderada pelo professor John P. A. Ioannidis, da Universidade Stanford (EUA), uma das mais renomadas do mundo. A equipe analisa a atuação dos cientistas por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas.
A partir da análise de diferentes parâmetros, a seleção final inclui os 100 mil melhores cientistas com maior pontuação, além dos 100 mil cientistas classificados entre os 2% com maior pontuação para cada subárea de conhecimento.