Estado prorroga inscrições para vagas do vestibular Cederj
Prazo agora vai até 22 de maio; são 15 opções de graduação em universidades públicas do RJ com material didático gratuito
O Governo do Estado do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 22 de maio as inscrições para o Vestibular Cederj 2025, que oferece 6.965 vagas em cursos de graduação semipresenciais. A seleção é para ingresso no segundo semestre de 2025, com oportunidades distribuídas em 15 cursos oferecidos por sete instituições públicas que integram o Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj.
Entre as graduações disponíveis estão: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo. Os candidatos poderão utilizar o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.
As vagas são ofertadas pelas seguintes instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 89,90 e deve ser paga até o prazo final. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site: www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2.
Atualmente, o Consórcio Cederj atende mais de 40 mil estudantes em 18 cursos de graduação a distância, com material didático gratuito (impresso e digital), tutoria presencial e online, e apoio pedagógico nos polos regionais.
Acesso à internet
Para garantir acesso à internet de qualidade, todos os alunos aprovados no Vestibular Cederj receberão chips de telefonia móvel com internet ilimitada, ligações e SMS gratuitos. A medida visa combater a evasão escolar e promover a inclusão digital. Ao todo, 180 mil pessoas — entre estudantes e tutores — são beneficiadas com o recurso.
*Texto produzido com informações Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.