Espetáculo ‘Casas’ estreia sexta-feira (20) no Teatro Municipal de Itaguaí

Sexta-feira (20) é dia de teatro. Ou melhor, é noite de teatro. O Teatro Municipal de Itaguaí vai receber a Cia do Invisível com o espetáculo Casas. A peça é estruturada em torno de pequenas histórias e memórias partilhadas pelos atores. Memórias de suas casas, memórias cinematográficas, literárias e relatos que escutaram ao longo da vida. São pequenos dramas partilhados em cena que formam um mosaico de possibilidades.

Cia do Invisível se apresenta no Teatro Municipal Marilu Moreira, em Itaguaí, na sexta (20) (Divulgação)

Para o diretor da peça e da companhia de teatro, Alexandre Damascena, não existe uma definição única de casa, por isso, o título da peça está no plural. “A casa é o nosso primeiro refúgio, nosso ninho, é onde nascem e são fecundados nossos primeiros sonhos, mas também pode ser a nossa opressão e prisão. Existe a casa física e a casa virtual. Sua casa é o seu corpo é onde você estiver”, explica Damascena.

APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO

A Cia do Invisível é formada por atores oriundos da Zona Oeste do Rio e busca dar visibilidade a estas pessoas invisíveis por meio do palco. De acordo com Damascena, os atores – do elenco composto por Tony Félix, Bárbara Jordão, Jones Martins, Rosa Nogueira – representam personagens e ao mesmo tempo a si mesmos, por isso em todas as cenas usam o próprio nome em defesa da sua identidade.

Atores representam personagens e a si mesmos, por isso atuam com seus próprios nomes (Divulgação)

Além disso, a direção propõe uma aproximação do público para que todos se conectem com as memórias como se fossem convidados a entrar numa casa ou partilhar suas experiências debruçados numa janela.  “A platéia assiste à peça no mesmo espaço que os atores, formando uma arena em torno do cenário que é feito de armações de ferro que sugere uma casa ou várias casas, fortalecendo os laços entre o visível e o invisível”, esclarece o diretor, Alexandre Damascena.

TEATRO NAS CASAS

Há cinco anos a Cia criou o projeto Café com Machado que leva teatro para dentro das casas dos moradores da periferia do Rio. Muitas histórias surgiram das conversas após o espetáculo e ajudaram a compor a nova peça.

Para quem quiser assistir e, pelo jeito, participar do espetáculo, a apresentação começa às 20h da sexta-feira.

SERVIÇO

Local: Teatro Municipal Marilu Moreira

Rua Amélia Louzada, 311 – Centro, Itaguaí

Data: 20 de maio de 2022

Horário: 20h

Preço: R$ 10,00 Inteira e R$ 5,00 Meia

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com