Enel Rio promove doação e troca de geladeiras para comunidade indígena e ilha de Paraty
A Enel Distribuição Rio promoveu nesta semana duas ações junto a comunidades de Paraty. Na terça-feira (8), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a companhia doou 10 geladeiras para membros da comunidade indígena da Aldeia Araponga. Já nesta quarta (9), foi a vez de 12 famílias da Ilha do Araújo trocarem seus antigos refrigeradores por aparelhos mais modernos e mais econômicos no consumo de energia.
Na Aldeia Araponga , a distribuidora compareceu não só para a entrega dos aparelhos, mas também para disponibilizar informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica. Trata-se de um programa do Governo Federal para descontos de até 100% para famílias de indígenas e quilombolas que se adequem aos requisitos em contas de energia abaixo do consumo de 50 kWh/mês.
LEIA MAIS
Enel promove programa Consumo Consciente em Mangaratiba
A iniciativa faz parte de um projeto entre a Enel, a Funai e o Ministério de Minas e Energia para garantir o acesso de indígenas da região à eletricidade.
MODERNIZAÇÃO DA REDE
Já na Ilha do Araújo, além da troca de geladeiras – realizada no Cais da Praia Grande, na Rodovia Rio-Santos –, a Enel já atua com intervenções para melhorar a qualidade do fornecimento de energia na região. Há cerca de cinco meses, a empresa trabalha em uma obra para modernização das redes de média e baixa tensão. O objetivo é substituir aproximadamente 140 postes de madeira por novos de fibra e/ou metálicos. Além disso, há a previsão para instalação de equipamentos telecomandados, que garantiriam maior confiabilidade no fornecimento de energia à região.
Segundo a Enel, as geladeiras destinadas a ambas as comunidades têm selo Procel de economia de energia, o que pode representar um consumo até 70% menor em relação aos modelos antigos. Ainda de acordo com a companhia, em watts, um aparelho velho representa um consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/mês.