Embarcação é apreendida por pesca ilegal na Ilha da Marambaia
Durante a semana passada, a Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba (SMMA), através da equipe de fiscalização e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), realizou mais uma operação de fiscalização marítima no município. A ação, que aconteceu próximo a Ilha da Marambaia, terminou com uma embarcação autuada pela SMMA e apreendida pela Marinha.
De acordo com a secretaria, durante uma ronda de rotina, a equipe de fiscalização ambiental flagrou uma traineira fazendo o cerco e a pesca irregular de sardinhas do tipo boca-torta. A atividade estava ocorrendo dentro da APA Marinha do Boto Cinza, local em que o arrasto e o cerco são proibidos.
A equipe de fiscalização ambiental abordou a embarcação, determinou o recolhimento das redes e ainda autuou o proprietário pela prática ilegal. A Marinha precisou ser acionada, e após identificar irregularidades com a documentação apresentada, também realizou a apreensão da traineira.
De acordo com a Secretária Interina de Meio Ambiente, Fernanda Porto, as atividades de fiscalização vêm acontecendo com regularidade e não vão parar. “Estamos todos os dias, seja por terra ou mar, fiscalizando as atividades realizadas no município. Estamos de olho para impedir atividades predatórias como esta. Não vamos permitir que infrinjam nossas leis”, destacou.
A secretária frisou ainda que conta com a colaboração da população para a denúncia de crimes ambientais. “Qualquer irregularidade que avistarem, denuncie pela Linha Verde. Contamos com a ajuda de vocês”, concluiu ela. O número Linha Verde, canal de denúncias da Secretaria de Meio Ambiente, é o (21) 99874-5810.