Embarcação da Vale tem tripulação 100% formada por mulheres
Um grupo de empregadas da Vale será responsável por conduzir um catamarã diariamente ao Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba. Esta é a primeira embarcação com tripulação 100% formada por mulheres entre os terminais portuários da empresa. A notícia é interessante, ainda mais no contexto da celebração do Dia Internacional da Mulher, que se comemora nesta quarta-feira, 8 de março.
A equipe é formada por comandante, imediato, moço de convés e marinheiro de máquinas (nomenclatura padrão).
“Esse movimento só foi possível pela competência, entrega e comprometimento das mulheres; ações que contribuem de forma genuína para um ambiente de respeito e equidade, onde todos podem exercer ao máximo seus talentos”, afirma o gerente de operações marítimas, Felippe Santos.
As quatro profissionais farão cerca de oito viagens de catamarã por dia, transportando aproximadamente 900 empregados próprios e contratados. A embarcação possui 23 metros de comprimento.
“A concretização de um objetivo idealizado, ver uma tripulação completa de mulheres se desafiando diariamente em uma operação de grande responsabilidade com pessoas e um ambiente historicamente composto por homens”, diz o gerente-executivo, Walter Pinheiro.
INCLUSÃO
A Vale divulgou que segue empenhada em promover a inclusão e valorizar a diversidade. A meta da empresa é dobrar a representatividade de mulheres em sua força de trabalho até 2025. Em 2002, cerca de 22% da força de trabalho da Vale foi composta por mulheres, das quais 22,6% ocuparam cargos de alta liderança na companhia. São cerca de cinco mil mulheres a mais desde 2019, quando houve a divulgação da meta.
A empresa também estabeleceu a meta de que 40% das posições de liderança (coordenadores e acima) no Brasil sejam ocupadas por empregados negros até 2026. De acordo com a Vale, em 2022 cerca de 32% dessas posições foram ocupadas por pessoas autodeclaradas negras.
Ainda em relação à diversidade, a empresa também anunciou que tem progredindo nas iniciativas voltadas ao público LGBTQIA+ e já garante, por meio de seu plano de saúde, a cobertura da hormonioterapia e cirurgias do processo transexualizador para todos os funcionários e dependentes no Brasil.