CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Em cadência firme e sã, na criação do GEMar Jaguaremenon

Um ato cívico realizado no sábado (6), na sede da Colônia de Pescadores de Itaguaí (CPI), em Coroa Grande, marcou a formação documental e a apresentação dos integrantes da diretoria e chefes do Grupo de Escoteiros do Mar Jaguaremenon (GEMar Jaguaremenon), em Itaguaí. A solenidade foi comandada pelo presidente da Federação Brasileira de Escoteiros do Mar (FBEM), Marcelo Motta, que é do GEMar Almirante  Saldanha, na Lagoa; pela diretora administrativa da FBEM, Ângela Nunes Nina, que integra o GEMar de Botafogo, e pela comodora do GEMar Jaguaremenon, Cristiane Amaro Maciel.

A comodora Cristiane Maciel destacou que a regularização do GEMar Jaguaremenon junto à FBEM é o pontapé inicial para a arregimentação de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos para integrarem os ramos de lobinho, escoteiro e pioneiro. Essa seleção terá início no sábado (20), em atividade programada para a Praia de Frontal das Ilhas. Outro passo a ser dado é a definição de um local para sediar a sede administrativa do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As escoteiras Kawane Luísa, que desfraldou a bandeira brasileira, e Maria Eduarda, que executou o toque do apito em reverência ao símbolo nacional

RESERVA DE ESPAÇOS E LEITURA DO ESTATUTO

Em parceria com a Colônia de Pescadores de Itaguaí está em estudo a reserva de um espaço para a instalação da sede náutica, na Vila dos Pescadores, na Rua Ulair Simão Godinho, o Píer de Coroa Grande. Ali deverão ser ministradas aulas de cursos como os de carpintaria e mecânica de embarcações, salvatagem, primeiros socorros, combate a incêndios em embarcações e salvamento. Para essa etapa de organização do grupo, seus integrantes esperam contar com doações de empresas da região.

Durante a solenidade em Coroa Grande o presidente da FBEM, Marcelo Motta, leu o estatuto do GEMar Jaguaremenon, que posteriormente foi aprovado por unanimidade. Também houve a leitura da ata de fundação do grupo, apresentados os integrantes da diretoria e, ainda, a citação à literatura pertinente ao Movimento Escoteiro no Brasil. A comodora Cristiane Maciel aproveitou para falar sobre a denominação do nome do grupo, informando tratar-se de um índio integrante de uma tribo que habitava terras na região.

Diretora administrativa da FBEM, Ângela Nunes Nina (dir.) falou sobre o processo de regularização do GEMar Jaguaremenon junto à instituição federativa

REFERÊNCIA A BADEN POWELL FUNDADOR DO ESCOTISMO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora administrativa da FBEM, Ângela Nunes Nina, falou sobre os propósitos da instituição, de promover uma integração entre os jovens. “Vamos estimular os jovens do grupo a conhecerem a realidade dos jovens de outros grupos, promovendo uma troca de experiências, o que é muito enriquecedor”, concluiu. “Queremos desenvolver os jovens e, em consequência, a comunidade, procurando construir um mundo melhor, segundo os ideais de Baden Powell”, emendou Marcelo Motta, referindo-se ao militar inglês que fundou o Movimento Escoteiro Mundial.  

Seguindo a tradição cívica incorporada à rotina do Movimento Escoteiro, integrantes do Grupo de Escoteiros do Mar Gelmirez de Mello, de Sepetiba, prestaram reverência à Bandeira Nacional, ao som do toque de um apito. No encerramento da solenidade foi formada a cadeia da fraternidade, com todos os participantes entrelaçando as mãos e repetindo em voz alta as expressões “um por todos; todos por eu” e “sempre alerta”. O ritual foi todo embasado nos versos do hino “Rataplan do Mar”, que tem estrofe iniciada com o verso “Em cadência firme e sã”.

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 20

Uma atividade programada para o sábado (20), a partir das 9h, na Praia de Frontal das Ilhas, em Coroa Grande, vai marcar o período de abertura de pré-inscrições para crianças, adolescentes e jovens que desejarem integrar o GEMar Jaguaremenon, nos ramos de lobinho, escoteiro e pioneiro, com idades de seis a 10 anos; de 11 a 17 anos; e de 17 a 23 anos; respectivamente. Para participar é necessário que o interessado seja alfabetizado e que esteja regularmente matriculado em uma unidade escolar. Também serão exigidos dados pessoais dos candidatos e de seus responsáveis, além de exame médico. O presidente da Febem, Marcelo Motta acentuou que para participar o candidato deve ter o compromisso de aprender a nadar.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com