CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Dona Naná: do ATUAL ao Fantástico, moradora de Itaguaí cativa com simplicidade e determinação

Quem assistiu ao Fantástico, da TV Globo, no último domingo (23) deve ter se emocionado com a história de Ignácia de Carvalho do Carmo, a aluna mais velha da rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Mas antes de virar tema da reportagem especial em homenagem ao Dia dos Professores, Dona Naná, como é conhecida, já havia ficado famosa em Itaguaí, sua cidade natal – e até fora dos limites municipais, tanto que entrou no radar do programa exibido em rede nacional. E o motivo é a entrevista que ela deu ao ATUAL, em julho passado. Na ocasião, relembrou sua trajetória dura até a proximidade com seu maior sonho: se formar professora aos 87 anos.

Na conversa com a repórter Dilceia Norberto cerca de três meses atrás, ela começou por relembrar a infância de trabalho no campo e a primeira matrícula em uma escola – a contragosto do pai – em 1948. Contou também passagens difíceis da vida, como o dia em que, então com 10 anos de idade, encontrou a irmã, também criança, afogada em um poço; e quando sofreu um aborto espontâneo, o que contribuiu para que nunca tivesse filhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas quis o destino que, mesmo sem filhos, Dona Naná viesse a ter uma companhia inseparável: a sobrinha Brígida, com quem vive e conta como uma de suas maiores incentivadoras.

VOLTA ÀS AULAS

A propósito, a primeira etapa do sonho de Dona Naná, o tão desejado retorno à sala de aula, ocorreu em 2019 e teve muito dos esforços de Brígida, que a matriculou no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). E partir dali nada foi capaz de parar a aluna. Nem mesmo um diagnóstico de melanoma (câncer de pele); uma queda que resultou em uma fratura no braço; e a pandemia de Covid-19 a impediram de concluir o ensino fundamental.

Todo esse caminho resultou na última etapa do sonho que tem cativado tanta gente: o curso de formação de professores do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos – e, claro, a sua conclusão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“ENCONTRO DE ALMAS”

Responsável pela reportagem que saiu de Itaguaí para o Brasil, a repórter Dilceia Norberto lembra um detalhe curioso: entrevistada e entrevistadora nunca estiveram frente a frente. A conversa que rendeu a matéria e as outras seguintes – sim, elas ainda mantêm contato – se deram por telefone. Mesmo assim, afirma a jornalista, a afinidade transcende qualquer distância: “Nunca nos vimos pessoalmente, mas tivemos um encontro de almas. A gente conversou por um longo tempo, eu fui conhecendo as histórias de uma vida de 85 anos e me apaixonando a cada papo. E as pessoas se emocionaram lendo a matéria porque eu me emocionei escrevendo sobre uma mulher que passou por muitas adversidades, mas nunca desistiu”, recorda.

Ao ver Dona Naná ganhar espaço na mídia e se tornar exemplo para um número maior de pessoas, Dilceia vê ressurgirem sentimentos de quando realizou a entrevista: “É maravilhoso ver que ela está feliz hoje, servindo de exemplo. Cada link que recebo com uma reportagem sobre ela, para mim, é uma vitória”.

Dilceia, que torce para que o encontro pessoal “saia ainda neste ano”, aproveitou e enviou para a reportagem um áudio que recebeu recentemente de Dona Naná: “Foi você (Dilceia) que começou com esse alvoroço. Olha no que se tornou? Não fico mais quietinha, está movimentado (risos). Mas se estou servindo de exemplo para as pessoas melhorarem, está ótimo. Só tenho que agradecer a Deus, a você e a todos que estão me dando essa alegria e esse valor”, completou Dona Naná, que antes mesmo de se tornar professora, já tem ensinado a muitos.  

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com