Dezembro Laranja: Evento de Conscientização, Solidariedade em Mangaratiba
Projeto “Na Atividade” promove a prevenção do câncer de pele e ações solidárias para transformar vidas
Dezembro Laranja na pauta para a prevenção do câncer de pele. No próximo dia 16 de dezembro, o Projeto “Na Atividade” – em parceria com a Associação Encaminhando, a Prefeitura de Mangaratiba, patrocinado pela Vale e o Ministério dos Esportes – convida a comunidade para um evento que alia conscientização, solidariedade e celebração.
Em destaque na programação está a campanha Dezembro Laranja, que reforça a importância da prevenção do câncer de pele, a doença mais comum no Brasil.
A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Desde 1999, um mutirão anual de atendimentos gratuitos já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, mas quando descoberto no início a doença tem mais de 90% de chance de cura.[3]
O evento, que será aberto ao público, contará com depoimentos inspiradores, como o de Josefina Silva do Nascimento, aluna do projeto, e de Sérgio Augusto Teixeira Ferraz de Andrade, funcionário público e diretor financeiro da Fundação Mário Peixoto, que compartilhará sua experiência pessoal ao enfrentar o câncer de pele.
Além da conscientização, o evento também vai incluir o Natal Solidário, uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis para beneficiar diversas famílias em situação de vulnerabilidade, e uma confraternização especial para os participantes do Projeto “Na Atividade”, com celebração das conquistas e a união deste ano.
“Na Atividade” – Mangaratiba
O Projeto “Na Atividade” é uma iniciativa social que transforma vidas ao oferecer atividades físicas gratuitas para a comunidade de Mangaratiba. Com turmas para adultos de 19 a 59 anos e idosos acima de 60 anos, o projeto promove qualidade de vida, bem-estar físico, social e emocional através de aulas de ginástica, caminhada, dança e alongamento. As atividades são ministradas por profissionais de Educação Física, com o suporte de um técnico de enfermagem para garantir a segurança dos participantes.