Detran-RJ cancela mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional
Serviço será realizado em todos os postos sem agendamento e por ordem de chegada

O Detran-RJ anunciou o cancelamento do mutirão que faria até quinta-feira (27) para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo presidente do órgão, Vinicius Farah, empossado oficialmente nesta terça-feira (25), decidiu suspender o mutirão até que seja possível reorganizar o serviço, garantindo um atendimento eficiente, em respeito ao cidadão fluminense.
O atendimento agendado nas unidades segue normalmente dentro da capacidade de cada posto. Além disso, o usuário tem a opção de emitir a segunda via do documento de identidade de forma simplificada, sem necessidade de agendamento. As informações estão neste link: https://www.detran.rj.gov.br/todos-os-servicos/servicos-dic/2-via-da-carteira-de-identidade-simplificada.html.
Primeira via gratuita
A primeira via da CIN é gratuita e o cidadão só precisa levar a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante do CPF. O atendimento nos postos será das 8h às 17h. Já nos postos no interior dos shoppings o atendimento será das 9h às 18h.
Desde janeiro de 2023 o Detran começou a expedir a CIN. O documento tem o CPF como número único de identificação, com o objetivo de evitar fraudes. O Detran escalonou a emissão do documento por idades e, desde julho do ano passado, cidadãos de todas as idades podem retirar o documento.
Código internacional
A identidade conta, ainda, com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento. Com isso, é possível identificar se ele foi objeto de furto, de clonagem ou de extravio. A carteira também tem um código internacional conhecido como MRZ, usado em passaportes, facilitando seu uso como documento de viagem em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Além disso, elementos gráficos adicionais foram incorporados para dificultar falsificações.
Leia também: Rio terá 1º Fórum Estadual de Conselhos de Direitos
*Texto elaborado com base em release enviado pela Ascom do Detran-RJ