Detran passa a emitir novo modelo de carteira de identidade para todas as idades

Documento utiliza codificação internacional de passaportes para reduzir fraudes

A partir da próxima terça-feira (2), o Detran.RJ começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. O novo documento foi criado com o objetivo de dificultar fraudes, utilizando o CPF como único número de identificação. A primeira via da CIN é gratuita, isenta do pagamento de taxas ou Duda. Desde janeiro de 2023, a emissão do documento tem sido feita de forma escalonada por idade, resultando na produção de 659.283 carteiras no estado até o momento.

A primeira via da CIN é gratuita, isenta do pagamento de taxas ou Duda (FOTO DIVULGAÇÃO/DETRAN)

Para emitir a CIN, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento e o número de inscrição no CPF. Aqueles que ainda não possuem o CPF podem solicitar o documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.

Além de elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN incorpora um código internacional utilizado em passaportes, conhecido como MRZ (Zona Legível por Máquina, na tradução do inglês). Esse recurso facilita o uso da identidade como documento de viagem, permitindo que seja lida em terminais de autoatendimento nos aeroportos.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com