Curso de Educação Escolar Quilombola é iniciado na Ilha da Marambaia

Capacitação promovida pela Arqimar em parceria com a UFF visa fortalecer práticas antirracistas na educação

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, marcou presença na abertura do curso de aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, realizada na semana passada. O evento ocorreu na sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) e contou com a participação do secretário de Educação, Tio Renato.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Arqimar e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e atenderá 19 docentes da unidade escolar Levy Miranda. O curso tem como objetivo fortalecer a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) na região da Costa Verde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com um enfoque nas perspectivas antirracistas e práticas emancipatórias, o curso busca promover uma educação pública de qualidade, garantindo o respeito às tradições e histórias das comunidades quilombolas. A ação também reforça o compromisso da Prefeitura de Mangaratiba em investir na formação continuada dos profissionais da educação.

Benefícios da iniciativa

– Qualificação de docentes para atuar em comunidades quilombolas;

– Implementação efetiva das diretrizes nacionais sobre educação quilombola;

– Promoção de práticas pedagógicas antirracistas e inclusivas;

– Fortalecimento da identidade cultural e histórica das comunidades tradicionais.

A educação quilombola desempenha um papel fundamental na valorização da história e cultura afro-brasileira, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a Capacitação

O curso será realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e terá como público-alvo os docentes da região dos Lagos, Norte Fluminense e Costa Verde. As aulas incluirão conteúdos teóricos e práticos, com ênfase em perspectivas antirracistas e em práticas pedagógicas voltadas para a educação quilombola.

A expectativa é que a iniciativa contribua significativamente para a implementação das políticas públicas previstas nas diretrizes nacionais e estaduais, promovendo uma educação mais inclusiva e cidadã.

Leia mais: Espaço cultural fortalece culinária quilombola na Ilha da Marambaia


*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com