sábado, outubro 23, 2021
InícioItaguaíCruzeiro da Igreja Matriz, em Mangaratiba, começa a ser montado

Cruzeiro da Igreja Matriz, em Mangaratiba, começa a ser montado

Empresa inicia série de testes para fixar monumento que é um dos marcos mais importantes da cidade Um marco da cidade de Mangaratiba começou a ser devolvido aos moradores, turistas e aos fiéis. O Cruzeiro, que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia, no Centro, começou a ser reinstalado, nesta segunda-feira (22). A cruz foi ao chão após um incidente há alguns anos. O contrato de restauro prevê a entrega do monumento em até 150 dias. As informações foram passadas pela presidente da Fundação Mario Peixoto, órgão responsável pela preservação dos patrimônios históricos da cidade, Elizabeth Antunes. Ainda de acordo com a presidente, alguns testes de fixação serão necessários. Na quarta-feira (24), está prevista a colocação da parte superior do corpo vertical. Na próxima semana a empresa deve colocar os braços e depois

Empresa inicia série de testes para fixar monumento que é um dos marcos mais importantes da cidade

Um marco da cidade de Mangaratiba começou a ser devolvido aos moradores, turistas e aos fiéis. O Cruzeiro, que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia, no Centro, começou a ser reinstalado, nesta segunda-feira (22). A cruz foi ao chão após um incidente há alguns anos. O contrato de restauro prevê a entrega do monumento em até 150 dias.

As informações foram passadas pela presidente da Fundação Mario Peixoto, órgão responsável pela preservação dos patrimônios históricos da cidade, Elizabeth Antunes. Ainda de acordo com a presidente, alguns testes de fixação serão necessários. Na quarta-feira (24), está prevista a colocação da parte superior do corpo vertical. Na próxima semana a empresa deve colocar os braços e depois de uma semana de testes de resistência finalizam com as demais partes.

“É um marco da cidade. Faz parte da nossa história e tínhamos que devolver à população, principalmente aos católicos. Em breve, o Cruzeiro, que ajuda a contar a história de Mangaratiba, estará de volta ao seu devido lugar”, disse o prefeito Alan Bombeiro.

 “A restauração do Cruzeiro representa para a cidade e para a população o retorno de um monumento histórico. Algumas pessoas dizem até “que a volta do Cruzeiro irá restaurar o crescimento da nossa cidade”. Acredito que a fé do povo deve ser respeitada, assim como a sua vontade. O prefeito Alan Bombeiro, em respeito aos munícipes e com o objetivo de resgatar nossa cidade, solicitou à Fundação Mário Peixoto dar andamento ao processo de recuperação. A FMP retomou o processo em parceria com a Secretaria de Obras, que executa o restauro”, disse Elizabeth Antunes.

CRUZ DE GRANITO DA PRAÇA

Segundo informações históricas do padre Galdino Canova, o marco é parte integrante do conjunto da Matriz e da praça de Nossa Senhora da Guia e trata- se provavelmente da cruz cemiterial, pois até o ano de 1837 o cemitério circundava a Matriz. A Cruz foi trazida de Portugal no ano de 1700.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!