CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Costa Verde ganha Coordenadoria da Federação de Xadrez do RJ

Numa eleição realizada no último dia (11), a nova diretoria da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (Fexerj) trouxe novidades para a Costa Verde, Itaguaí e a Zona Oeste. É que o novo presidente da entidade, Eugenio Laginestra Tumiati, atleta do Tijuca Tênis Clube, anunciou que a nova mesa diretora da Fexerj terá uma estrutura inovadora, voltada a estimular o xadrez do interior do estado do Rio, a partir da criação de oito Coordenadorias Regionais que vão atuar junto à Vice-Presidência do Interior.

A assembleia que definiu a nova diretoria da Fexerj para um mandado de 2023 a 2027 também elegeu o vice-presidente geral Ednilson Monteiro Rosas, que é presidente licenciado do Clube de Xadrez Carioca; e o coordenador da Fexerj na Costa Verde, o enxadrista angrense João Paulo Savvas Galindo dos Santos, que é presidente do Clube de Xadrez de Paraty e Angra dos Reis (CXPAR). Na mesma assembleia a Fexerj também homologou a filiação do Clube de Xadrez Carioca, com sede no West Shopping, em Campo Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IDEIA DE POPULARIZAR O ESPORTE NA COSTA VERDE

O presidente da Coordenadoria Regional da Fexerj na Costa Verde disse que pretende lutar para tornar o esporte mais popular na região e para ampliar os benefícios do jogo de tabuleiro a toda sociedade local. Esse empenho já foi visto em 2023, quando o CXPAR promoveu o II Aberto de Xadrez Rápido da Costa Verde, realizado no último sábado (11), em Angra dos Reis. João Paulo Savvas também vem dando todo apoio e suporte para a realização do 1º Torneio Aberto de Xadrez Rápido de 2023, do Clube de Xadrez Prometheus, de Itaguaí, como informou Giovani Velasco, presidente do clube itaguaiense. “O evento promete ser um divisor de águas dentro do xadrez de Itaguaí e será realizado dia 11 de março, a partir das 9h, na Plenária Comunitária, no centro da cidade. 

ENXADRISTA COM RESPEITÁVEL CURRÍCULO

Além de presidir o CXPAR, João Paulo Savvas é árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez, proprietário da Academia de Xadrez João Paulo Galindo e instrutor de xadrez em dois colégios estaduais e em um particular em Angra dos Reis. João Paulo começou a ter contato com o esporte desde muito jovem, tendo aprendido a jogar xadrez aos nove anos, estimulado pelo pai Paulo Santos, já falecido, que foi diretor da Fexerj no final da década de 1990 e início dos anos 2000. Como atleta, João Paulo tem vasto histórico, sendo hoje o número 1 da Costa Verde, no ranking da Fexerj. Ele representou o Brasil no II Mundial Sub-20 por Equipes, realizado no Sesc Copacabana, em 1999, em que ficou com a 7ª colocação. Foi campeão interclubes Classe A do estado do Rio de Janeiro, integrando a lendária equipe do Iguaçu Basquete Clube, em 2000. Também foi semifinalista do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, em 1999, realizado no Iate Clube Aquidabã, notoriamente conhecido como o maior evento enxadrístico da história da Costa Verde. João Paulo também foi finalista do Campeonato Estadual Absoluto do Rio de Janeiro, duas vezes top 5 da Final do Campeonato do Interior Absoluto da Fexerj, duas vezes medalha de bronze nos Jogos Abertos do Interior do Estado do Rio de Janeiro, e foi campeão invicto do I Aberto de Xadrez Rápido da Costa Verde, realizado em Angra dos Reis, em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com