Comércio de Barra Mansa reabre a partir do dia 27
A prefeitura de Barra Mansa vai flexibilizar o funcionamento do comércio local a partir da próxima segunda-feira (27), conforme anunciou em redes sociais o prefeito Rodrigo Drable, na noite desta terça-feira (21). As regras do funcionamento foram estabelecidas em conjunto com representantes da ACIAP BM – Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sicomércio BM – Sindicato do Comércio Varejista e Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os estabelecimentos, que estavam fechados há um mês, vão funcionar em horário diferenciado, seguindo uma série de medidas sanitárias de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus, que prevê uso obrigatório de máscaras tanto pelos funcionários quanto pelos clientes. O estabelecimento deverá disponibilizar álcool 70º em gel, bem como manter a higienização constante do ambiente e o controle de distanciamento entre as pessoas. O horário de funcionamento será restrito e as lojas vão ser divididas em dois grupos, onde um funcionará das 9h às 14h, e o outro das 15h às 20h. Essa medida é para evitar aglomeração nos estabelecimentos e pensando em não aumentar o fluxo no transporte público.
Segundo levantamento da secretaria de Fazenda, arrecadação com ISS – Imposto Sobre Serviço sofreu queda de 25% em março. Segundo o secretário Leonardo Ramos, R$ 45 milhões deixaram de circular na economia de Barra Mansa. O prefeito contabiliza que a perda na arrecadação chega a R$ 1 milhão: “… significa uma desaceleração muito grande. Esse dinheiro que deixa de circular na área de serviço, também deixa de ser utilizado no comércio, na compra, no custeio de outras atividades. Isso é um indicador terrível de que a nossa economia está numa retração tremenda. Então, nós temos que tomar ações que permitam, mesmo neste cenário, retomarmos as atividades”, destaca Rodrigo.
– A estratégia que será colocada em prática no município foi construída levando-se em conta a palavra equilíbrio. Atualmente, o sistema de saúde local está funcionando sem sobrecarga, com poucos casos confirmados de COVID-19. As lojas estão fechadas há um mês, gerando um impacto negativo muito forte em nossa economia. Esperamos que a reabertura do comércio permita um fôlego para os empresários e pedimos a colaboração dos cidadãos para que respeitem as regras de convivência, afirmou Bruno Paciello, presidente da ACIAP BM, que entende que “a volta gradual das atividades se torna importante em relação a todo contexto que estamos vivendo, seja no setor econômico, seja no social”.
Em Barra Mansa existem 31 casos de Covid-19, destes, 20 são da área de saúde. Seis pessoas estão internadas. Há 42 casos suspeitos na cidade que, segundo o prefeito, está preparada para o atendimento público. Esta semana inaugura o Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, com quatro leitos com respiradores, além de contar com outros 17 leitos e os demais existentes na rede municipal de saúde.