Cocaína que Receita Federal apreendeu no Porto de Itaguaí vale R$ 220 milhões
A Receita Federal divulgou o balanço final da cocaína que agentes apreenderam na manhã desta sexta-feira (27) no Porto de Itaguaí – confira imagens da operação clicando aqui. Segundo o órgão, as equipes contabilizaram 220 kg do entorpecente, que equivalem à quantia de R$ 220 milhões.
Na última nota à imprensa, à propósito, a Receita apresentou um número diferente de latas de tinta acrílica onde estava a carga de cocaína, que tinha a Austrália como destino. Ao contrário dos 1.840 recipientes relatados no primeiro pronunciamento, o segundo fala em 336.
LEIA MAIS
Segurança Presente de Itaguaí prende suspeito de furto
Ainda de acordo com a Receita Federal, a operação que resultou na apreensão contou com participação da equipe de cães farejadores (K9) da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho.
O órgão não deu detalhes sobre a dinâmica da ação, mas explicou que em casos de seleção de cargas como o desta manhã, os agentes usam critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, além de recursos para inspeção, como imagens de escâner e a própria equipe de cães de faro. Esse trabalho, complementa a RFB, “busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros”.
Após a identificação do entorpecente, a RFB acionou a Polícia Federal para realizar a perícia no complexo portuário e dar prosseguimento à investigação.