Tendência

Baixada e Costa Verde ganham as telas em mostra gratuita de cinema

Iniciativa dos coletivos Aquilombar e ÉduCação seleciona 12 produções independentes em edital; inscrições terminam nesta sexta-feira (4)

Os coletivos Aquilombar Itaguaí e Espaço ÉduCação estão com um edital aberto para selecionar 12 curtas-metragens produzidos na Baixada Fluminense e na Costa Verde. Os filmes devem ter até 30 minutos e abordar temáticas ligadas aos próprios territórios. As inscrições terminam nesta sexta-feira (4) e podem ser feitas por formulário online (aqui). 

Pessoas pretas gravando um filme ao ar livre
Making of da primeira produção audiovisual do coletivo Aquilombar (Foto: Divulgação Gabriele Corrêa/Oby)

O edital contempla curtas desenvolvidos a partir de 2020, de gêneros diversos como ficção, documentário, animação e experimental. O foco das obras devem expressar a vida e a resistência nas periferias. A proposta é democratizar o acesso ao cinema e valorizar as narrativas construídas a partir das vivências dentro do espaço geográfico. 

O Edital de Seleção de Curtas-Metragens Independentes

Voltado a pessoas físicas maiores de 18 anos, coletivos culturais, grupos informais e artistas independentes, o edital exige residência comprovada na Baixada Fluminense ou na Costa Verde. Cada obra escolhida receberá um valor simbólico de R$150,00 pela exibição, que acontecerá entre julho e agosto de 2025.

As produções deverão dialogar com temas como memória comunitária, racismo ambiental, cultura popular, urbanização, lutas sociais e celebração do cotidiano. A curadoria prioriza a representatividade e o incentivo a realizadores negros, indígenas, LGBTQIA+ e periféricos. A ideia é fortalecer os vínculos entre arte, educação e identidade local. Além disso, ampliar o acesso ao cinema enquanto linguagem crítica e afetiva. O edital completo pode ser conferido aqui

Mostra de Curtas

As mostras acontecem entre os dias 14 e 17 de julho através do projeto Cine-Cação e 28 de julho a 15 de agosto via Cine Itinerante Aquilombar. Os filmes serão exibidos em escolas públicas, praças e centros culturais, com mediação cultural e acesso gratuito ao público.

Os coletivos

Criado em 2019, o coletivo Aquilombar Itaguaí atua desde 2020 promovendo ações de aquilombamento cultural na Costa Verde e na Baixada Fluminense, usando o audiovisual como ferramenta de memória e mobilização. Já o Espaço ÉduCação é um centro cultural periférico de Itaguaí que aposta na arte e cultura como motores de transformação social, especialmente nas favelas e comunidades locais.

Essa iniciativa conta com o patrocínio do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio da Prefeitura de Itaguaí e da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos do edital LPG 2.

Serviço

Mostra de Curtas – Edital de Seleção de Curtas-Metragens Independentes

Valor por inscrição: R$150,00

Inscrições: Até 4 de julho de 2025

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPMrJzqTSAIe7puaFfdtGNiWcMHcEIEvm4vk3Siwi6EaX51w/viewform 

Cronograma:

Resultado da seleção: A partir de 13 de julho de 2025

Exibição Cine-Cação: 14 a 17 de julho

Exibição Cine Itinerante Aquilombar: 28 de julho a 15 de agosto

Leia mais: Itaguaí recebe curso gratuito para produtores culturais

Beatriz Freitas

Beatriz Freitas é jornalista e redatora no Jornal Atual. Acredita na comunicação com propósito e busca dar voz a quem mais precisa ser ouvido.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Pessoas pretas gravando um filme ao ar livre
Making of da primeira produção audiovisual do coletivo Aquilombar (Foto: Divulgação Gabriele Corrêa/Oby)