Capitania dos Portos em Itacuruçá intensifica ações na Costa Verde
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá) informou que vai iniciar a Operação “Carnamar 2023”, durante o período compreendido entre 16 e 26 fevereiro, com ênfase no domingo de carnaval (19), que acontece o Carnamar. De acordo com a DelItacuruçá, cerca de 600 embarcações vão participar da folia marítima. Ainda de acordo com a DelItacuruçá, além do acompanhamento das embarcações da Marinha do Brasil, o evento será monitorado por um drone.
Para garantir a segurança da folia marítima, a DelItacuruçá informou ainda que vai intensificar a fiscalização e a orientação do tráfego aquaviário nas águas interiores da Baía de Sepetiba, com destaque para as praias e ilhas, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental, causada por embarcações. Segundo a DelItacuruçá, durante a operação, vai contar com cinco embarcações de pequeno e médio portes, motoaquáticas, um quadriciclo e 64 militares.
A DelItacuruçá ressaltou que o principal objetivo da operação é conscientizar condutores e passageiros a navegarem com segurança. Diversas equipes de Inspeção Naval (IN) serão empregadas, simultaneamente, atuando em marinas, clubes e colônias de pescadores, com lanchas, motoaquáticas e viaturas, em todas as áreas de prática de atividades náuticas. Para cumprir essa missão, a DelItacuruçá destacou que a força de trabalho será ampliada e contará com postos de apoio/informações nos seguintes locais:
– Ilha da Madeira: Praia;
– Itacuruçá: Cais de turismo, Iate Clube e BR Marinas;
– Muriqui: Praia e Iate Clube de Muriqui;
– Mangaratiba: Cais de Turismo; e
– Conceição de Jacareí: Porto Real, Cais de Turismo e Praia.