Campanha da qualidade do ar realizada na Ilha Grande
EFEMÉRIDE Para celebrar o Dia Interamericano da Qualidade do Ar, comemorado no mês de agosto, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciou ontem e dá continuidade hoje a uma campanha informativa destinada a esclarecer aos participantes a importância da qualidade do ar na Ilha Grande, em Angra dos Reis. O evento também marca a reativação da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar da Vila do Abraão.
Nos dois dias do evento, cerca de 200 alunos de escolas da região estarão envolvidos nas atividades, que são realizadas na Escola Municipal Brigadeiro Nobrega, na Praça Cândido Mendes; e na sede da Estação de Qualidade do Ar, localizada na Avenida Nacib Monteiro de Queiroz.
Além de receberem cartilhas informativas sobre a qualidade do ar, os estudantes já assistiram a uma palestra sobre esse tema e visitaram à estação local de monitoramento, onde participaram de um jogo de perguntas e respostas. A programação também inclui uma caminhada pela Vila do Abraão, oportunidade em que vão participar de atividades de educação ambiental.
O monitoramento na região é importante porque na Ilha Grande é comum o uso de embarcações e geradores movidos a combustível, que pode contribuir para a poluição do ar. A estação de monitoramento de qualidade do ar localizada na Ilha Grande está apta a medir as partículas conhecidas como PM 2,5, consideradas as mais prejudiciais à saúde humana e que medem até 2,5µm (1µm é equivalente à milésima parte do milímetro).