Caminhoneiros interditam Rio-Santos na altura de Itaguaí
Já chegam a outros pontos as manifestações de caminhoneiros pela Rio-Santos (BR-101), em protestos contra o resultado legítimo que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (30). Segundo a CCR RioSP, concessionária que gere a rodovia, neste momento, há mais uma interdição de pista na altura do km 392, em Itaguaí.
Já a Polícia Rodoviária Federal informa que ambos os sentidos estão fechados. A corporação, que realizou a última atualização sobre esse ponto às 14h57, não soube informar quantos manifestantes participam do ato.
Sobre Mangaratiba, circula por grupos de Whatsapp e redes sociais um cartaz que pede “paralisação geral” e “intervenção civil já”. De acordo com o aviso, o ato deve acontecer às 17h, no Trevo de Itacuruçá. Já a PRF diz desconhecer o evento, por enquanto.
LEIA MAIS
Caminhoneiros interditam BR-101 em protesto contra resultado das eleições
2º turno: confira o resultado nas urnas em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica
Uma outra arte que roda pelo aplicativo de mensagens – e parece ser de um grupo chamado Caravana Itaguaí – convoca para uma concentração às 10h, na Vila Militar, em Deodoro. A publicação pede intervenção federal a partir de frases como “vamos mostrar nossa força” e “lutaremos pela nossa pátria”.
Pela manhã, caminhoneiros já haviam fechado a Rio-Santos, na altura do KM 485, no bairro Banqueta, em Angra dos Reis. A interdição começou por volta de 9h45, nos dois sentidos. Já no início da tarde, a CCRR RioSP comunicou que os protestos aconteciam somente na pista em direção ao Rio de Janeiro com o tráfego fluindo “com interdições momentâneas” da estrada.
SEROPÉDICA
Ainda de acordo com a PRF, há outra manifestação na BR-465, altura do km 14, em Seropédica. Esse protesto, porém, consiste apenas em um ponto de concentração de veículos de carga, sem impacto ao trânsito. A última atualização da polícia é de 14h15.
PUNIÇÕES
Para situações desse tipo, a PRF lembra que o artigo 352-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica o bloqueio deliberado de vias com veículos uma infração gravíssima. A penalidade é multa e apreensão do veículo, e a medida administrativa, remoção do veículo.