Itaguaí: Câmara finaliza oitivas e vota relatório final da CPI dos serviços essenciais
Light e Rio+Saneamento estão na berlinda do Legislativo municipal, que inicia segundo período da legislatura de 2024
Os vereadores de Itaguaí reúnem-se nesta quinta-feira (1/8) às 13h para a instalação do 2º Período Legislativo de 2024. Logo a seguir, às 14h, eles fazem uma Sessão de Julgamento para a votação do relatório final da CPI dos Serviços Essenciais.
A CPI da Câmara de Itaguaí investiga as responsabilidades das empresas Light e Rio+Saneamento nas falhas de abastecimento de luz e água, respectivamente, no município.
A CPI finalizou fase de oitivas ouvindo representantes da Light e Rio + Saneamento. Ao longo de duas semanas, a Comissão Parlamentar de Inquérito 001/2024, CPI dos Serviços Essenciais, realizou as oitivas das testemunhas arroladas pela comissão.
Questionamentos
Na tarde de segunda-feira (29/7) a Comissão ouviu o testemunho do Subsecretário de Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem Estar Animal, Rafael Esteves, e dos representantes da empresa Light, concessionária responsável pelo serviço de fornecimento de energia elétrica para o Município de Itaguaí.
Na ocasião, os membros da CPI questionaram os representantes da Light sobre os planos de investimento, ampliação de rede, conservação dos postes e fiações elétricas. A comissão também solicitou explicação sobre a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público em desfavor da empresa, bem como pediu demais informações relevantes para o relatório final da CPI.
Já manhã de terça-feira (23/7) os vereadores ouviram Carlos Alberto Vieira Gontijo, Diretor Comercial e Institucional da Rio + Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Itaguaí.
Em ambos os dias os representantes das empresas responderam questionamentos da comissão sobre a qualidade dos serviços, investimentos e planos para Itaguaí, a qualidade do atendimento aos clientes e a comunicação com o poder público. A comissão também questionou os representantes da empresa sobre os métodos de cálculos de cobrança pelos serviços e sobre supostos casos de cobranças indevidas aos consumidores.
No primeiro dia de oitiva, em 22/7, a CPI ouviu o chefe do Poder Executivo, Prefeito Rubem Vieira de Souza, secretários municipais, dirigentes e responsáveis por órgãos municipais, consumidores, representantes da sociedade civil, de associações e do comércio local.