Câmara de Itaguaí aprova parecer da Lei Orçamentária de 2020
A 65ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI), realizada nesta quinta-feira (19), foi marcada pela aprovação do parecer e de emendas pela Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) relacionadas à Lei Orçamentária (LO) encaminhada por meio de projeto de lei do Poder Executivo, estimando a receita e fixando a despesa do município para o exercício de 2020.
Antes da aprovação do parecer da LO, que deverá ser aprovada definitivamente na semana que vem, após o Natal, os vereadores aprovaram, em discussão única, nove emendas que entrarão na LO, dentre elas, cinco apresentadas pela oposição, que ganharam sinal verde mesmo com votos contrários da bancada governista.
Entre os pedidos dos vereadores para inclusão na LO estavam solicitações como construção de unidades básicas de saúde, obras de saneamento básico e pavimentação, finalização de obras, construção de praças, creches, campos de grama sintética e de areia, centro esportivo, central de tratamento de esgoto, ciclovia, pontes, revitalização do cais de Coroa Grande, dentre outras.
Uma das emendas aprovada com votos contrários da base governista foi apresentada pelo vereador Willian Cezar (PSB), que garante a destinação de recursos orçamentários para pagamentos de dissídios aos funcionários efetivos, assim como progressão por formação, enquadramento, quinquênios e vantagens. A emenda foi aprovada com oito votos favoráveis e seis contrários.
Após o encerramento da pauta da ordem do dia, os vereadores Ivan Charles (PSB), Gil Torres (Podemos) e Noel Pedrosa (Avante) usaram o grande expediente para homenagear moradores da cidade com moções de congratulações e elogios. Em seguida, o presidente da CMI, Rubem Viera (Podemos), encerrou a sessão marcando a próxima para a próxima quinta-feira (26).
Comissão processante anuncia parecer
Presidente da Comissão Processante que apura as denúncias de nepotismo contra o prefeito Carlo Busatto Júnior, o Charlinho, e do vice-prefeito Abeilard Goulart, o Abeilardinho, o vereador Willian Cezar anunciou que provavelmente na próxima sessão, no dia 26, será votado o parecer prévio do colegiado.