Cabelo humano apreendido em Itaguaí vira perucas doadas ao INCA

A Receita Federal e a ONG Cabelegria doaram na quinta-feira (28) 50 perucas para pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer III (INCA), localizado em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.

Durante o evento, 15 dessas perucas foram experimentadas e entregues pessoalmente a mulheres em tratamento oncológico, enquanto as restantes foram destinadas ao INCA para futuras distribuições. Essas perucas fazem parte de um lote de 200 produzidas com os 65 kg de cabelo humano doados pela Receita Federal à Cabelegria, e são caracterizadas por suas mechas longas, sendo peças raras e com demanda alta.

Rejane Almeida, uma paciente que estava prestes a iniciar uma sessão de quimioterapia, encontrou uma das perucas que correspondia perfeitamente à cor de seu cabelo natural, o que a emocionou profundamente.

“Quero agradecer a iniciativa, pois vocês devolvem a vida para nós por meio do sorriso. Esse trabalho de vocês nos tira da depressão, que chega sorrateiramente, principalmente quando recebemos a notícia de que faremos quimioterapia e o cabelo cairá. Foi muito complicado receber essa notícia. Mas hoje estou muito feliz!”, reforçou a paciente.

Além das perucas, o evento ofereceu serviços de maquiagem às pacientes por meio do Banco de Perucas Móvel da ONG Cabelegria, proporcionando momentos especiais de cuidado e fortalecimento da autoestima. O caminhão percorre hospitais, parques e até shows, permitindo que os pacientes escolham perucas que refletem seu estilo pessoal entre dezenas de modelos, texturas e cores disponíveis.

O cabelo humano utilizado nas perucas havia sido apreendido pela Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí em julho, com um valor estimado em mais de R$ 54 mil.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com