Brado e TRC levam madeira pela primeira vez por nova rota de Mato Grosso a Itaguaí
Foram mais de mil toneladas de madeira em 40 contêineres transportadas por via férrea
A Brado e a Teak Resources Co. (TRC) levaram pela primeira vez, em novembro, toras de madeira para exportação pela rota Mato Grosso – Itaguaí. O trajeto, que conectou os produtores do estado mato-grossense ao porto fluminense para exportação, tem se mostrado uma alternativa eficaz para a logística brasileira.
A primeira exportação feita por essa rota foi de algodão, em julho, conforme o Atual noticiou.
Houve transporte de mais de mil toneladas de madeira em 40 contêineres que saíram do Terminal de Rondonópolis da Brado e seguiram por 1.392 km pela ferrovia até Sumaré (SP), onde a empresa tem outro terminal multimodal, um hub de integração logística da ferrovia.
Os contêineres foram então transferidos para um trem da MRS e continuaram a viagem por 568 km até o terminal do Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí (RJ).
Lá, a composição ferroviária foi descarregada diretamente dentro da área portuária para embarque, com destino a Singapura.
“A criação dessa nova alternativa para escoar volume de exportação é um marco na logística brasileira”, diz Mayra Antunes Coelho, executiva de vendas da Brado. “A frequência dessa rota tem sido semanal e a previsão é que continue nesse ritmo até o fim do ano”.
Sobre a Brado
A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 20 locomotivas, mais de 5 mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focada na integração multimodal.
Sobre a TRC
Em três décadas de atuação, a TRC é a referência global na produção e comercialização de madeira de teca de alta qualidade, proveniente de florestas plantadas e manejadas de forma sustentável. São mais de 200 mil metros cúbicos de madeira comercializada anualmente e planos ambiciosos para dobrar essa produção nos próximos anos.
Com rigoroso acompanhamento de rastreabilidade, os produtos TRC trazem a garantia de origem legal, qualidade superior e responsabilidade ambiental. Uma escolha para diversos usos, desde móveis sofisticados até pisos e decks.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Brado