Bloqueio sanitário barra mais de 4.500 veículos em Mangaratiba
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Mangaratiba (SMSTM) divulgou, na manhã da terça-feira (26), um balanço parcial dos veículos que foram impedidos de acessar o município nas barreiras sanitárias montadas nas entradas dos distritos. Segundo os dados da SMSTM, mais de 4.500 automóveis de outras regiões foram barrados durante o período de isolamento social imposto para combater a covid-19.
O secretário de Segurança e Trânsito, Norberto Marques, disse que o bloqueio é uma medida autorizada pelo Decreto 4.210, de 6 de abril, que visa proteger a população de Mangaratiba durante a pandemia do novo coronavírus, além de restringir a aglomeração de pessoas na cidade. “As barreiras são realizadas pela Guarda Municipal em onze pontos de acesso aos distritos”, explicou.
O secretário ressaltou ainda que o trabalho de fiscalização é sempre intensificado nos finais de semana e também na entrada de Itacuruçá, distrito que registra hoje mais de 50% dos casos de covid-19 da cidade. “Estamos atentos e controlando de verdade o acesso a Mangaratiba. Redobramos a atenção nos finais de semana, quando a demanda aumenta bastante. Somente da última sexta-feira (22), até a segunda-feira (25), bloqueamos quase 500 veículos de pessoas sem qualquer comprovação de residência na cidade”, informou Norberto Marques.
De acordo com o secretário, desde o início da restrição, Itacuruçá é o distrito o que soma o maior número de bloqueios realizados, com 1.375 ocorrências. O número é seguido dos registros contabilizados no Sahy, com 939 veículos barrados; Muriqui, com 671; e Praia Grande, com 634 automóveis bloqueados.
A Prefeitura de Mangaratiba destacou que o acesso aos distritos só é permitido para veículos de moradores, táxis ou transporte por aplicativo, com a comprovação de que o passageiro reside na cidade. Para ter acesso ao município é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Segundo o decreto, a autorização também se estende a trabalhadores da cidade e a carros oficiais, de serviço (com comprovação de destino) e de transporte de cargas de caráter essencial.
O prefeito Alan Bombeiro reforçou que não é permitido o acesso de veículos de outros estados ou cidades, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro, onde haja casos confirmados do novo coronavírus. “Estamos fazendo nossa parte para cuidar da população. Queremos receber nossos visitantes com todo o carinho que eles merecem, porém, esse não é o momento. Pedimos que esperem a pandemia passar. Hoje nossa prioridade é cuidar de vidas e ficar em casa é a forma mais efetiva de combater o coronavírus. Colaborem conosco”, solicitou Alan Bombeiro.