Barreira Fiscal divulga balanço das operações
A Operação Barreira Fiscal apresentou dados das ações realizadas entre janeiro e 14 de maio deste ano. Segundo o levantamento, mais de um milhão de veículos foram abordados e 41.495 revistados, através da ação chamada de ‘’pente fino’’.
A operação é responsável por fiscalizar a entrada de mercadorias e evitar a sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), atuando na prevenção de segurança coibindo a entrada de armas, drogas e produtos pirateados no Estado. As equipes também atuam contra crimes ambientais, fiscalizando postos de combustíveis na Operação Bomba Limpa.
Desde o início do ano, foram registradas 2.201 ocorrências diversas, sendo 967 ocorrências policiais e 1.162 fiscais. Do total de ocorrências registradas, foram apreendidas 15 armas de fogo, 84 munições de diversos calibres, 29 quilos de drogas e também foram registrados 88 crimes ambientais. Neste período, foram cumpridos 35 mandados de prisão e registradas duas ocorrências relacionadas a apreensão de produtos pirateados, totalizando 190 quilos de mercadorias.
A coordenadora-geral da operação, Rosanna Lopes as operações “pente-fino” foram intensificadas nas barreiras e com as equipes volantes. “É através dessa fiscalização detalhada que nós conseguimos apreender, por exemplo, mercadorias que estão sendo escondidas, dentro de veículos”, afirmou.
A Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos, além de uma unidade volante que percorre as principais rodovias do estado.