CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Aula gratuita de gastronomia sustentável

Um dos temas do programa Expedição Rio, neste sábado (22), o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), em Rio Claro, não estará em evidência apenas pela aparição na TV. No próprio sábado o espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro convidou a chef de cozinha Maristella Sodré, especializada em gastronomia sustentável, para mostrar que é possível preparar um cardápio consciente, delicioso e sem desperdício. Quem quiser aprender a cozinhar de forma saudável, econômica e ainda preservando o meio ambiente terá uma grande oportunidade no Festival de Gastronomia Sustentável, que tem entrada franca e será de 10h às 16h.

Durante uma aula prática, a palestrante, professora, colunista de rádio e Embaixadora Lixo Zero vai ensinar a cozinhar com mais sustentabilidade, aproveitamento integral dos ingredientes e utilizando alimentos que vêm da terra. O resultado será o preparo da receita Feijoada Sustentável, sem uso de proteína animal, com acompanhamento de farofa de banana da terra com casca, couve à mineira, arroz com talos, laranja e suco de chuchu com limão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Receitas preparadas sem proteína animal e com o uso integral de alimentos que vêm da terra estão na pauta do festival

Inaugurado em 2011, o PAASJM é mantido com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica. O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.

TROCA DE GARRAFAS PET POR MOEDA SOCIAL
O anfiteatro do PAASJM recebe ainda a tenda da Associação de Mulheres Mariana Crioula, iniciativa de empreendedorismo feminino em Volta Redonda, expondo produtos artesanais. A intervenção artística Fome de Memória vai evocar o livro de receitas de Dona Cidinha, antiga moradora de São João Marcos, e fará uma provocação aos participantes, com a pergunta “E você, tem fome de quê?”. Na programação, a visita guiada às ruínas será às 11h. O Quiosque São João Marcos estará aberto vendendo seus tradicionais salgados e quitutes, além de café orgânico do cafezal do PAASJM, bolo de cenoura, goiabada e bananada sem açúcar. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais (moeda social), respectivamente, para gastar no estabelecimento. O evento é inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº. 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável; e nº. 3, Saúde e Bem-estar.

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com