Atual pede fotos dos leitores para fazer matéria sobre buracos em Itaguaí
Reportagem colaborativa pretende fazer balanço sobre problema urbanístico
O Atual acredita em colaboração como fator essencial para dinamizar o noticiário. A ideia é estimular os leitores para enviarem fotos de buracos nas ruas de Itaguaí a fim de que se faça um retrato do problema na cidade. Para tanto, a participação dos leitores e internautas é fundamental.
A fim de produzir uma matéria sobre o problema do excesso de buracos nas ruas de Itaguaí, a redação do Jornal Atual decidiu pedir ajuda aos leitores para que eles enviem fotos dos buracos nas ruas onde moram, com informações básicas. Desta maneira, a apuração da matéria será feita com mais detalhamento e precisão, além do leitor atuar diretamente na produção da matéria com imagens que atestam a frequência e gravidade do problema.
Leia mais: Buracos dificultam o acesso ao Arco Metropolitano em Itaguaí
Há tempos Itaguaí sofre com excesso de buracos nas vias e isso tem sido motivo de preocupação para os cidadãos. Isto porque, além de provocar prejuízos aos proprietários de carro, os buracos podem causar acidentes, atrapalhar o trânsito e oferecer risco até mesmo para pedestres.
Como enviar sua foto
O leitor que se deparar com um buraco na rua que seja um tormento pode enviar a foto para o Jorna Atual por meio do WhatsApp número 9-7628-4769. Quem quiser pode também clicar diretamente aqui para se dirigir ao WhatsApp automaticamente.
Junto com a foto, enviar as seguintes informações: 1) Data da foto; 2) Bairro, nome da rua e número aproximado onde o buraco está; 3) Nome e sobrenome de quem está enviando a foto; 4) Alguma informação sobre a gravidade: pneus que furam, acidentes que já aconteceram, outros danos a veículos etc.
Mas, antes, é preciso combinar e entender o seguinte. O envio da foto já funciona como uma autorização tácita do autor para a publicação, de modo que é incabível reivindicação posterior de direitos autorais por se tratar de um pedido de colaboração. Enviar a foto é concordar em abrir mão de direitos em prol da reportagem.
Com as fotos que os leitores enviarem, a reportagem vai publicar a matéria e pedir esclarecimentos à prefeitura.
“Vamos assim inaugurar uma maneira de buscar a colaboração dos cidadãos, para quem afinal dirigimos nossos conteúdos. Com essas fotos, vamos fazer uma matéria que prova a necessidade de dar atenção a um problema urbanístico que causa muitos transtornos. Será só a primeira, nossa expectativa é produzirmos cada vez mais com a colaboração dos leitores e cidadãos”, explicou Marcelo Godinho, diretor-presidente do Jornal Atual.