Associações e conselhos comunitários pedem vez e voz em Itaguaí
Lideranças de associações de moradores e do Conselho Comunitário do Bairro Somel protocolaram, no dia 7 de outubro, na Câmara Municipal de Itaguaí (CMI), um ofício solicitando ao vereador Jocimar Pereira do Nascimento, o Jocimar do Cartório (PTC), que apresente uma proposta legislativa destinada à criação de uma comissão permanente voltada para assuntos relacionados às associações de moradores e aos conselhos comunitários do município.
De acordo com ofício assinado pelos presidentes do Conselho Comunitário do Somel, da Associação de Moradores e Amigos Vila Paraiso, Somel e Adjacências, e da Associação Independente Amigos do Bairro Somel, a solicitada comissão permanente é necessária no âmbito parlamentar, tendo em vista que o município dispõe de diversas associações de moradores e conselhos comunitários, mas não há um canal no Poder Legislativo através do qual as lideranças possam encaminhar suas demandas.
Ainda de acordo com as lideranças comunitárias do Somel, o documento protocolado na CMI foi endereçado ao vereador Jocimar do Cartório, porque, segundo eles, há o entendimento de que num passado recente o parlamentar foi presidente de associação e do Conselho Comunitário do Bairro Teixeira, cargos em que desempenhou excelentes papéis. Ainda no ofício, as lideranças solicitam ao vereador que consulte o corpo jurídico da CMI, no sentido de que possa ser criada essa comissão para que as associações e conselhos comunitário tenham representatividade no parlamento.
Ao Atual, o vereador Jocimar do Cartório disse que já tomou conhecimento da solicitação encaminhada pelas lideranças do Somel, mas que ainda não despachou com o presidente da CMI, o vereador Gilberto Chediac Leitão Torres, o Gil Torres (PSL), o que deve acontecer ainda nesta quarta-feira (13). “Acredito que existe possibilidade da criação da comissão permanente, porém não sei como vai ser o trâmite e aprovação da matéria”, explicou o parlamentar.