Associação de hotelaria pede desconto de IPTU
A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro), representante oficial dos meios de hospedagem do estado, encaminhou cartas às prefeituras de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, solicitando que os hotéis da Região da Costa Verde tenham desconto no pagamento do IPTU para o exercício 2020 e solicita que a atividade hoteleira seja considerada serviço essencial nas respectivas cidades, seguindo os mesmos critérios solicitados aos municípios da Região dos Lagos do Estado.
O presidente da ABIH, Alfredo Lopes, disse que nesse período “a ocupação hoteleira está abaixo de 5% e a maioria dos hotéis de cidades turísticas do interior do Estado está de portas fechadas”. E reitera que “o turismo é uma vocação natural nas cidades do interior do Estado, sendo possivelmente uma das atividades mais importantes na geração de empregos e na arrecadação tributária, sendo seu fortalecimento fundamental à sociedade”.
Na carata, a ABIH diz que os estabelecimentos hoteleiros devem ser considerados serviços essenciais, alegando que servem de “hospedagem para médicos, enfermeiros e idosos, que necessitam de isolamento familiar/ social” e que têm servido às autoridades públicas para minimizar a propagação da Covid-19. Lopes frisa que os estabelecimentos que, eventualmente, permanecerem abertos cumprirão as normas de higienização e de espaçamento legal, de modo a garantir a saúde de seus hóspedes e colaboradores.
– O turismo congelou, a ocupação está perto de zero, mas as contas não param de chegar. É matemática simples, os hotéis precisam trabalhar com foco total na redução de custos para preservar os empregos”, argumenta o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes.