CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Artesãos de Itaguaí participam de simpósio

Artesãos de Itaguaí se reuniram, na segunda-feira (2), em um simpósio para falar sobre inovação, sustentabilidade e promover novos olhares para o setor. O evento gratuito, que aconteceu na Plenária dos Conselhos Comunitários, localizada no Centro, teve organização do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania, em parceria com a Rede Asta.

O 1º Simpósio Artesanato Edição “Inspirações” surgiu com o propósito de fechar o ciclo de ações do projeto com o artesanato em 2019 em uma parceria com a Rede Asta, que é um negócio social atuante na economia do “feito à mão”, desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos artesanais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, foi promovida uma mesa redonda, intermediada por Alice Meditsch, da Rede Asta, para um bate-papo, troca de experiências e inspiração para o setor de artesanato, com quatro especialistas. “Participar deste evento é muito mais para aprender do que somente para compartilhar nossas experiências. E sabemos que viver de artesanato é ter perseverança, sempre buscar e criar redes de afeto e apoio, isso é muito importante e é exatamente isso que presenciamos neste evento”, destacou um dos participantes da mesa, Leandro Melquíades, da empresa “Era Uma Vez o Mundo” que produz brinquedos educativos de tecidos desde janeiro de 2017.

Ana Carolina Fernandes, da Casa Firjan, também participou do bate-papo e destacou a importância da aproximação do artesanato com a transformação digital. “Conhecer as necessidades, a realidade e o que realmente os artesãos estão passando e encarando a mudança feita pela chegada da tecnologia é de extrema importância para gerar novas formas de empreender no artesanato”, frisou a representante da Casa Firjan.

Já Aira Nascimento, do grupo Josefinas Collab, conta o quanto saiu inspirada do simpósio. “Eu saio deste evento inspirada novamente e com o desejo de recomeçar. Cada história que ouvi aqui, cada pessoa que conheci, deixou para mim uma lição”, declarou a CEO Fundadora da empresa As Josefinas Colab & Espaço Cultural, um negócio de impacto social em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de transformar o empreendedorismo por sobrevivência em empreendedorismo de oportunidade com foco em mulheres e mães periféricas com consciência social, fomentando a arte, educação e cultura local.

Em 2018, por 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí.  Em maio deste ano, agora com o nome “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos”, o projeto voltou com as ações culturais, seguindo nas praças e nas escolas do município, até dezembro, desenvolvendo trabalhos de música, teatro e dança, além de fomentar o artesanato local com capacitações semanalmente.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com