Artesãos de Itaguaí participam de simpósio
Artesãos de Itaguaí se reuniram, na segunda-feira (2), em um simpósio para falar sobre inovação, sustentabilidade e promover novos olhares para o setor. O evento gratuito, que aconteceu na Plenária dos Conselhos Comunitários, localizada no Centro, teve organização do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania, em parceria com a Rede Asta.
O 1º Simpósio Artesanato Edição “Inspirações” surgiu com o propósito de fechar o ciclo de ações do projeto com o artesanato em 2019 em uma parceria com a Rede Asta, que é um negócio social atuante na economia do “feito à mão”, desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos artesanais.
Na ocasião, foi promovida uma mesa redonda, intermediada por Alice Meditsch, da Rede Asta, para um bate-papo, troca de experiências e inspiração para o setor de artesanato, com quatro especialistas. “Participar deste evento é muito mais para aprender do que somente para compartilhar nossas experiências. E sabemos que viver de artesanato é ter perseverança, sempre buscar e criar redes de afeto e apoio, isso é muito importante e é exatamente isso que presenciamos neste evento”, destacou um dos participantes da mesa, Leandro Melquíades, da empresa “Era Uma Vez o Mundo” que produz brinquedos educativos de tecidos desde janeiro de 2017.
Ana Carolina Fernandes, da Casa Firjan, também participou do bate-papo e destacou a importância da aproximação do artesanato com a transformação digital. “Conhecer as necessidades, a realidade e o que realmente os artesãos estão passando e encarando a mudança feita pela chegada da tecnologia é de extrema importância para gerar novas formas de empreender no artesanato”, frisou a representante da Casa Firjan.
Já Aira Nascimento, do grupo Josefinas Collab, conta o quanto saiu inspirada do simpósio. “Eu saio deste evento inspirada novamente e com o desejo de recomeçar. Cada história que ouvi aqui, cada pessoa que conheci, deixou para mim uma lição”, declarou a CEO Fundadora da empresa As Josefinas Colab & Espaço Cultural, um negócio de impacto social em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de transformar o empreendedorismo por sobrevivência em empreendedorismo de oportunidade com foco em mulheres e mães periféricas com consciência social, fomentando a arte, educação e cultura local.
Em 2018, por 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí. Em maio deste ano, agora com o nome “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos”, o projeto voltou com as ações culturais, seguindo nas praças e nas escolas do município, até dezembro, desenvolvendo trabalhos de música, teatro e dança, além de fomentar o artesanato local com capacitações semanalmente.