Apae Itaguaí: Programa Hortas estimula socialização e aprendizado
Neste mês de fevereiro, o Programa Hortas retornou às atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Itaguaí), renovando seu compromisso com a sustentabilidade, educação ambiental e inclusão, em mais uma iniciativa do Porto Sudeste na região. A volta do programa marca o início de uma jornada que promete não apenas cultivar alimentos, mas semear conhecimento e fortalecer laços comunitários.
Estruturado em 15 encontros quinzenais, o Programa Hortas não é apenas um cultivo de vegetais, mas uma plataforma abrangente que visa promover a segurança alimentar, educação ambiental e inclusão social para os participantes.
“O retorno do Programa Hortas à APAE Itaguaí é motivo de grande satisfação para nós. A horta inclusiva dentro da Instituição é fundamental, é um espaço dedicado à educação ambiental não apenas estimula a socialização e o aprendizado dos assistidos, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos participantes. A horta atua como uma valiosa ferramenta de educação ambiental, capacitando os envolvidos a compreender e valorizar a importância da preservação do meio ambiente.”, afirmou Mizarete Mizarete Barbosa da Silva, presidente da Apae Itaguaí.
O Programa é marcado por uma abordagem holística, onde a agricultura sustentável se entrelaça com a conscientização ambiental. Mais do que um simples cultivo de alimentos, a horta se torna uma ferramenta educacional, capacitando os participantes a compreender e valorizar a preservação do meio ambiente.
A prática da inclusão é evidenciada pela inauguração de unidades dedicadas a pessoas com deficiência, refletindo um compromisso sólido do Porto Sudeste com a diversidade. A participação ativa dos multiplicadores da APAE contribui para criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde cada voz é valorizada. Este ano, serão nomeados mais 10 multiplicadores dedicados, encarregados do manejo e cuidado das hortas, fortalecendo ainda mais o compromisso com a comunidade e o meio ambiente.
“Abraçamos esta linda ação, pois além de apoiar a Agenda 2030 da ONU, particularmente na promoção da saúde e bem-estar, e na adoção de práticas sustentáveis, a horta do Programa Hortas também contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da inclusão, oferecendo oportunidades de participação e aprendizado para todos os envolvidos”, conta Carla Matos, gerente de assuntos corporativos e responsabilidade social do Porto Sudeste.