Alunos e professores se mobilizam contra corte de verbas
Estudantes, profissionais da Educação e sindicalistas se mobilizam, nesta quarta-feira (15), contra o corte de verbas das instituições federais e universidades públicas, em todo o país.
Convocados por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as manifestações criticam ainda a possibilidade de extinção da vinculação constitucional que assegura recursos para o setor e a proposta de reforma da Previdência.
Na região, os Sindicatos Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica aderiram a paralisação. Em Seropédica, cerca de 200 alunos e professores do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR), fizeram um ato contra o corte de verbas.
A paralização dos alunos causou um engarrafamento de mais de 5 km nos dois sentidos da Estrada Rio-São Paulo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e representantes da Secretaria de Ordem Pública do município acompanharam a manifestação.
No fim da tarde desta quarta-feira, haverá uma manifestação na Cinelândia, no Centro do Rio.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a medida foi tomada porque a arrecadação de impostos está menor do que o previsto .