Agricultura de Mangaratiba anuncia investimentos

 

Iniciativa visa implantar uma agroindústria na área do horto municipal, com a finalidade de processar produtos vegetais oriundos da agricultura familiar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

INCENTIVOS A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba (SMAP) realizou na última semana, um encontro com os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, e de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, para buscar investimentos e incentivos voltados à agricultura familiar e pesca artesanal do município.

De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, entre as pautas discutidas, está o projeto de criação da nova indústria agrícola no município, elaborado pela SMAP. Ainda de acordo com a prefeitura, a iniciativa tem como propósito implantar uma agroindústria na área do horto municipal, com a finalidade de processar produtos vegetais oriundos da agricultura familiar. Segundo a SMAP, o plano inclui um planejamento para a distribuição desses produtos e a inserção deles na merenda escolar, baseado no Plano Nacional de Alimentação Escolar(PNAE).

A prefeitura informou que para o desenvolvimento do projeto da nova agroindústria, a SMAP vai investir R$ 600 mil adquiridos por meio de emenda parlamentar, para aprimorar a atividade agrícola local com a aquisição de um caminhão, para logística de transporte dos agricultores, além de arado, grade, carreta agrícola, roçadeira e trator para o preparo do solo para plantio.

 

PROJETO ENTREPOSTO DE PESCADO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Roberto César Oliveira, também apresentou ao Governo do Estado uma proposta para a criação de entreposto de pescado na cidade. A SMAP informou que o projeto foi pensado com base em um estudo realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa da UFRRJ, segundo a SMAP, apontou que diversas espécies de peixes são descartadas na Baía de Sepetiba por não possuírem atratividade de mercado. Com base nisso, o plano tem por finalidade é transformar esses peixes menos procurados em produtos alimentícios e gerar renda para os pescadores artesanais locais. As espécies têm um valor nutricional considerável e podem ser processadas para posteriormente se transformarem em produtos como hambúrguer, linguiça e carne, gerados mecanicamente.

Segundo o secretário, os itens poderiam também ser utilizados para o PNAE. O secretário finalizou o encontro destacando a importância em investir na agricultura do município. “O Projeto da Nova Agroindústria e as demais propostas irão impulsionar a agricultura local a uma posição de destaque na produção, processamento e na geração de renda para os moradores. É indispensável que exista a parceria com as secretarias estaduais para facilitar a obtenção de investimentos, fazendo com que todos os nossos planejamentos e objetivos sejam alcançados, beneficiando diretamente a população” concluiu o secretário Roberto César Oliveira.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com