Acordo entre Inea e Capitania visa proteger a Baía de Ilha Grande
ACORDO INÉDITO O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, e a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro celebraram, na terça-feira (8), Dia Mundial dos Oceanos, formalizando um protocolo de intenção para um acordo inédito com o objetivo de reforçar a proteção e combater crimes ambientais na Baía de Ilha Grande, na Costa Verde.
De acordo com a Secretaria Ambiental e Sustentabilidade, o objetivo do acordo de cooperação será alinhar ações para ampliar o monitoramento e fiscalização na região que conta com 1.120 km², onde se destaca a presença da Ilha Grande e de outras 190 ilhas e parcéis.
A secretaria informou ainda que inicialmente, o Inea irá disponibilizar embarcação que ficará baseada na Baía da Ilha Grande e que será gerida pela Capitania dos Portos para operações conjuntas. Além disso, o instituto será responsável por fornecer capacitação em licenciamento ambiental, enquanto a Capitania dos Portos fará a capacitação dos técnicos do órgão ambiental estadual em relação à legislação marítima.