Brasil cria mais de 112 mil empregos em janeiro

Dados do Caged mostram saldo positivo no mercado formal de trabalho

O Brasil registrou saldo de 112.334 novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado considera 2.208.030 admissões e 2.095.696 desligamentos no período.

trabalho
Os dados também mostram que 18 das 27 unidades federativas registraram saldo positivo (REPRODUÇÃO / MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL)

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões registradas pelas empresas no país. O ministério também incluiu ajustes com base em declarações enviadas fora do prazo pelos empregadores.

Setores puxam geração de vagas

Quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em janeiro. O comércio foi o único segmento com resultado negativo. O setor perdeu 56.800 postos, influenciado pela sazonalidade típica do início do ano.

Entre os setores com crescimento, os resultados foram os seguintes: Serviços criaram 40.525 vagas; Indústria abriu 54.991 postos; Construção civil registrou 50.545 empregos; e Agropecuária somou 23.037 vagas.

O Ministério do Trabalho e Emprego destacou o desempenho da indústria como principal fator para o saldo positivo no mês.

Resultados por estados

Dezoito das 27 unidades federativas registraram saldo positivo de empregos formais em janeiro. Entre os estados com melhor desempenho estão Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Santa Catarina liderou a geração de vagas, com cerca de 19 mil postos de trabalho. Em seguida aparecem Mato Grosso, com 18.731 vagas, e Rio Grande do Sul, com 18.421 novos empregos.

O resultado divulgado pelo Caged aponta crescimento do emprego formal no início do ano, com destaque para a indústria e para a maioria dos estados brasileiros.

Leia mais:

Wanessa Jully

Wanessa Jully é graduanda em Jornalismo na Universidade Estácio de Sá. Atua como estagiária no Jornal Atual, sob a supervisão da jornalista Beatriz Freitas. É amante de futebol e pretende seguir a carreira profissional cobrindo essa atividade.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo