Vestibular Cederj abre inscrições para quase 7 mil vagas em graduação
Moradores de Itaguaí e Mangaratiba contam com polos presenciais e podem estudar em universidades públicas sem sair da região
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Cederj 2025.2, que oferece cerca de 7 mil vagas em cursos de graduação semipresenciais gratuitos. Organizado pelo Consórcio Cederj e administrado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, o vestibular utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Moradores de Itaguaí e Mangaratiba têm a oportunidade de concorrer a vagas em cursos como Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo, sem necessidade de deslocamento, graças aos polos presenciais na região. As inscrições, no valor de R$ 89,90, podem ser feitas até 15 de maio na página www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/.

Instituições que integram o consórcio
As vagas são todos na modalidade semipresencial. Esses cursos são oferecidos por sete instituições públicas que integram o consórcio: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além disso, o Cederj possui 43 polos espalhados pelo Estadodo Rio de Janeiro, incluindo os de Itaguaí e Mangaratiba. Os polos funcionam como pontos de apoio para aulas práticas, provas e atendimentos presenciais.
Para facilitar o acesso ao ensino, todos os alunos ingressantes receberão um chip de internet gratuita, com acesso ilimitado às plataformas educacionais, além de ligações e SMS liberados. A ação faz parte de um programa de inclusão digital da Fundação Cecierj, que busca garantir conexão de qualidade para os estudantes.
Leia mais: Seminário de Petróleo destaca protagonismo energético do RJ
*Texto produzido com informações Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.