SEENEMAR realiza 2ª Reunião Setorial para discutir avanços em portos e terminais do RJ

Representantes do setor portuário discutem iniciativas estratégicas que visam modernizar e ampliar a infraestrutura marítima do Estado do Rio de Janeiro

A Superintendência de Portos e Terminais da Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) promoveu, nesta terça-feira (25), a 2ª Reunião Setorial de Portos e Terminais. O encontro ocorreu na sede da secretaria e reuniu representantes do setor portuário para discutir iniciativas estratégicas que visam modernizar e ampliar a infraestrutura marítima do Estado do Rio de Janeiro.

SEENEMAR Portos e Terminais / Na foto, representantes do setor portuário estão sentados à uma mesa ovalar

A pauta do encontro incluiu ações da Superintendência de Portos e Terminais (SUPPOT) em curso, voltadas à eficiência energética, descarbonização, agenda de eventos e as oportunidades para melhorar os acessos aos portos e terminais.

Setor importante para o Brasil, fundamental para o RJ

De acordo com a SEENEMAR, o setor portuário é responsável por aproximadamente 95% do comércio exterior do Brasil, movimentando em média R$ 293 bilhões anualmente e gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos.

João Leal, superintendente de Portos e Terminais argumentou que a secretaria está focada em desenvolver uma infraestrutura portuária mais eficiente e sustentável, que beneficie a economia local e fortaleça o Estado do Rio como um polo estratégico para o comércio exterior.

Ulisses Oliveira, diretor do Porto Sudeste e do Sindicato dos Operadores do Porto de Itaguaí (Sindopta), destacou que a falta da alça de acesso à Ilha da Madeira, bairro de Itaguaí onde se concentra os terminais portuários da cidade, limita a potencialidade econômica em decorrência da dificuldade de grandes carretas acessarem a localidade.

O assunto ganhou destaque na reunião e garantiu o compromisso da SENEEMAR de intervir junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): “Esse Arco (Metropolitano) não contribui para maior fluidez da logística, o que afeta ao Porto Sudeste e ao Porto de Itaguaí, por isso vamos intervir diretamente junto a ANTT para que ela se responsabilize pela melhora do acesso”, garantiu João Leal.

Eventos à vista

A SENEEMAR aproveitou a reunião para divulgar os próximos encontros promovidos pela secretaria, e anunciar que está elaborando o Fórum das Bacias e Baías Fluminenses e o Seminário de Práticas Sustentáveis, que visam ampliar o debate sobre a economia do mar e a transição para um setor portuário mais verde e inovador.

Na agenda, está previsto o Seminário A Força do Petróleo do Rio de Janeiro, que vai acontecer no Shopping São Gonçalo, em São Gonçalo, no dia 10 de abril. Este evento vai discutir a importância do setor para o estado. Veja aqui a programação.

Marcelo Godinho

Marcelo Godinho é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e é o profissional responsável e fundador do Jornal Atual.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com