Podcast Atual fala sobre inclusão nos ambientes corporativos
Especialista em relacionamento humano, corporativo e social, ele é presidente do Instituto Rede Incluir

O convidado da quinta-feira (13) do Podcast Atual foi Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir. Ele é especialista em relacionamento humano, corporativo e social e coaching em desenvolvimento humano pela Universidade Anhanguera (SP). Na conversa com o jornalista Marcelo Godinho, Antoniel Bastos fez um passeio cronológico que o levou à criação do Instituto Rede Incluir. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que transforma vidas e empresas por meio da inclusão social e profissional. Fundado com a missão de promover a diversidade e a igualdade, o Instituto Rede Incluir concentra seus esforços em cinco pilares principais. Atua em favor de pessoas com deficiência, mulheres em situações vulneráveis, jovens estudantes, indivíduos acima de 50 anos e a comunidade LGBTQIA+.
Da experiência pessoal ao olhar para o outro
Antoniel Bastos contou como tudo começou. Disse que a família deu uma guinada social radical, saindo de uma condição até então confortável para ir se radicar numa favela. Ali, aos 15 anos, ele deu os primeiros passos ao fundar uma rádio escola, transmitida através de alto-falantes instalados em postes da comunidade. Ele contou que a partir desse momento passou a se aproximar de eventos comunitários. Dessa forma, conheceu os organizadores da Oeste Export. Essa feira, realizada em Campo Grande, sintonizava os empresários locais com o processo de exportação, tendo como referência o Porto de Itaguaí.
Experiência na Central Única das Favelas
Antoniel Bastos continuou dizendo que posteriormente foi trabalhar na Associação Brasileira de Recursos Humanos. Ingressou, então, especificamente no setor que o projetou na área social e de empregabilidade. Tais conhecimentos se aprofundaram ainda mais quando ingressou na Central Única das Favelas, onde atuou num projeto voltado para empreendedorismo para mulheres negras das favelas. Na sequência, disse que montou o projeto de uma Conferência Brasileira sobre Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo. Sem saber, criava assim o que se transformaria no embrião do Instituto Rede Incluir. A íntegra da conversa de Antoniel Bastos com o jornalista Marcelo Godinho está no link https://www.youtube.com/live/OEfQwK1ta90?si=cJvLy9WDWL0FUYXR.