Podcast Atual: professor Cidão fala sobre educação e tecnologia
Temas foram alvo e conversas do professor e ilustrador Tiago de Oliveira Moura na edição de terça-feira (4)
O convidado do Podcast Atual da terça-feira (4) foi o professor Tiago de Oliveira Moura, popularmente conhecido como Cidão. Ele nasceu Itaguaí, no Hospital Nossa Senhora da Guia, em março de 1985. Órfão de pai e mãe aos seis anos, ele cresceu sob os cuidados dos avós maternos.
Seu avô era funcionário público de Mangaratiba e amigo pessoal do Capixaba pai. Foi, inclusive, uma das últimas pessoas a falar com o então prefeito antes de sua morte. Como acompanhava sempre o avô para o trabalho, criou um vínculo afetivo com Mangaratiba. Esse sentimento ele divide com sua paixão, que é Itaguaí, município que escolheu para viver com a família.
Atuação na Secretaria de Cultura de Itaguaí
Cidão é professor há 17 anos, mas trabalha com a educação privada há 22 anos, no Colégio UESF. Ele é casado há 13 anos, tem um filho de cinco anos e uma filha do coração de 18 anos. Em 2019, Cidão teve uma apendicite que quase o levou à óbito. Ficou um mês internado e hoje vive em uma condição com sequelas por conta da cirurgia que precisou fazer.
Hoje Cidão leciona história e mais recentemente atua como assessor na comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de Itaguaí. Ele revela que todos os dias tira algumas horas para ilustrar e gravar vídeos para internet através nos quais registra suas opiniões sobre assuntos que considera pertinentes. Ele acrescenta que seu sonho é cursar uma pós-graduação relacionada a cinema.
Influência de antigo professor
Na conversa com o jornalista Renato Reis ele falou sobre parte de sua vida. Revelou que era chegado à gazeta, e que preferia frequentar as antigas lan houses ao invés de assistir as aulas bancadas pelo avô num colégio particular. Lembrou a influência de um antigo professor, cujo método de ensino o fez mudar completamente o compromisso com a educação, inspirando-o a, posteriormente, optar pelo magistério como profissão.
Cidão falou ainda sobre a influência das novas tecnologias no processo educacional. Acentuou que a recente lei que proíbe o uso de telefones celulares no ambiente escolar merece uma reflexão mais detalhada. Ele lembrou que em casa adota cuidados especiais para lidar sobre o tema com o filho de cinco anos, com quem compartilha a audiência de diversas animações. A íntegra da conversa de Cidão com o jornalista Renato Reis está no link https://youtube.com/live/L60e2hJaU0k?si=R87-7g8JdFPMsQe4.
Leia também: PODCAST ATUAL: Secretário Willian Cezar fala sobre a Cultura em Itaguaí